Foram encontrados 800 corpos de crianças com menos de seis anos numa rua de Lancashire, em Inglaterra, conta a BBC. Os corpos estavam entre outros quase dois mil no cemitério de St. Peter, aberto em Blackburn desde 1821. Os arqueólogos concluíram que muitos deles terão morrido devido a infeções nos pulmões e intestinos.

Dave Henderson, um especialista no estudo dos ossos, disse à BBC que a análise “está ainda no início”, mas admite que não hajam grandes pistas no esqueleto pois poderão “ter morrido muito rápido”.  O especialista explicou ainda que por essa altura, no início do século XIX, a população “cresceu a bom ritmo” graças aos moinhos industriais existentes na área.

O artigo da BBC revela ainda que foram encontradas 16 moedas que estavam em circulação em 1821. E mais uma curiosidade: há suspeitas de que um homem enterrado no mesmo local terá combatido na Guerra da Crimeia, que teve lugar entre 1853 e 1856.

A Igreja de St. Peter tinha uma dimensão admirável, isto porque eram precisos 1500 paroquianos para a encher. Com o passar do tempo foi ficando degradada, até que acabaria por ser demolida em 1976. A BBC informa ainda que o bispo de Blackburn irá prestar uma homenagem no verão após esta descoberta, tratando de enterrar novamente os corpos noutra parte do cemitério.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR