O fotógrafo francês Olivier Ciappa continua empenhado em combater os estereótipos e em derrotar a homofobia. Tudo através da sua arte. A série “Imaginary Couples” ilustra bem a batalha que está a travar: o fotógrafo convidou artistas e atletas famosos para posarem com colegas em posições intimistas e sugestivas. Podia ser apenas mais um trabalho sobre o amor, mas traz uma diferença: todos os pares recordam a homossexualidade. Porque é a busca pela igualdade o pilar deste projeto.

Com “imagens naturais”, Olivier Ciappa espera conseguir ser impactante o suficiente colocando “famosos de quem as pessoas já têm uma imagem pré-concebida” em situações a que o público não as associa. “Há uns anos, o casamento homossexual em França desmascarou um retrocesso negativo e inesperado. Milhões de pessoas marcharam com faixas que diziam frases assustadoras como ‘França precisa de bebés, não de homossexuais’ (…). Atualmente, casais reais e famílias homossexuais são tão raros nos média, nos filmes, na televisão”, explica Olivier Ciappa no Facebook. Foi por isso que decidiu tirar as fotos.

Quanto mais as pessoas sem esta noção virem estas imagens, mais elas ficarão gravadas na sua memória e irá lentamente eliminando as fantasias que elas próprias construíram pela sua falta de conhecimento. Chamo a isto educar pela retina.

A aceitação ao projeto foi tão boa nos últimos meses na Europa que Olivier Ciappa prepara-se agora para o levar até aos Estados Unidos. Na fotogaleria vai encontrar algumas das imagens disponibilizadas pelo fotógrafo francês no Facebook.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR