Um pescador português está desaparecido desde esta sexta-feira ao largo da Galiza, avança este sábado o jornal Faro de Vigo. Filipe Manuel de Brito Carballo estaria à pesca do robalo com um colega espanhol, Borja Alonso, a bordo de uma embarcação pequena chamada “Látigo”. Ambos estão desaparecidos.

Segundo o Jornal de Notícias, o português desaparecido, que tem 30 anos, reside em Lage, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha.

O alerta para o desaparecimento do barco, um pequeno planador, foi dado pelas 18 horas de sexta-feira.

As autoridades marítimas espanholas já localizaram o barco a 300 metros de um farol na entrada sul das Ilhas Cíes, segundo relatam as autoridades. Um helicóptero avistou “um sapato e um colete salva-vidas”, possivelmente pertencentes à embarcação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As equipas de resgate, no entanto, ainda não conseguiram aproximar-se do veículo por causa do mau tempo. Segundo fonte citada pela agência Lusa, as buscas vão continuar enquanto houver luz, sendo retomadas no domingo, caso os pescadores não sejam encontrados, disse a fonte.

Também contactado pela Lusa, o comandante da capitania de Caminha, Gonzales Paços, adiantou que, até ao momento, não foi pedido nenhum apoio a Portugal.