Começava o segundo dia de discussão do Orçamento do Estado no plenário, esta terça-feira, quando os parlamentares decidiram trocar os números pelas letras de algumas das músicas mais conhecidas de Sérgio Godinho. O primeiro a fazê-lo foi o ministro das Finanças, Mário Centeno, em resposta a uma intervenção da deputada do Cecília Meireles, do CDS: “Como diria um grande autor português [Sérgio Godinho], este é o primeiro dia das nossas vidas. Este é o orçamento que devolve aos portugueses essa esperança e esse diálogo”.

A ideia partiu do ministro, mas os deputados gostaram da ideia e responderam no mesmo tom, talvez influenciados pela agenda musical dos próximos dias. É que as músicas citadas no parlamento centraram-se numa dupla de compositores — Sérgio Godinho e Jorge Palma — que têm concertos agendados para breve. Os dois partilham o palco do Coliseu de Lisboa nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro e dias 3 e 4 de março no Coliseu do Porto.

Relembre, de seguida, a playlist que acompanhou o debate parlamentar de hoje:

“O Primeiro Dia”

É a segunda faixa do quinto álbum de originais de Sérgio Godinho, Pano-Cru, de 1978 e foi escolhida por Mário Centeno, ministro das Finanças.

“Portugal Portugal”

A canção foi registada em 1982 por Jorge Palma e faz parte do duplo álbum Acto Contínuo. Foi escolhida por João Almeida, deputado do CDS-PP.

“Lá em Baixo”

“Estão como naquela música de Sérgio Godinho à espera do comboio na paragem do autocarro”, disse Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Segurança Social, dirigindo-se à bancada social-democrata. O ministro referia-se à canção “Lá em Baixo”, gravada em 1979 para o álbum Campolide.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR