Esta noite as redes sociais foram invadidas pelas imagens do eclipse total do Sol, observado em algumas zonas da Indonésia. Ao longo de 4 minutos e 9 segundos, os habitantes das ilhas de Sumatra, Bornéu e Celebes estiveram completamente impedidos de receber a luz do Sol porque a Lua interpôs-se entre o planeta Terra e a nossa estrela mais próxima. Um fenómeno relativamente raro que começou às 23h19 de Lisboa.

As imagens do eclipse total do Sol que brindou o Oceano Pacífico estão na fotogaleria. O próximo vai aconteceu já para o ano, a 21 de agosto de 2017, mas serão poucos os que poderão apreciar este fenómeno astronómico. A umbra – uma sombra sobre a Terra projetada pela Lua quando se posiciona entre o nosso planeta e o Sol – estará num estreito “corredor” que atravessa os Estados Unidos da América de este para oeste, nos estados do Oregon, Idaho, Montana, Wyoming, Nebrasca, Kansas, Missouri, Ilinóis, Kentucky, Tennessee, Carolina do Sul, Geórgia, e Carolina do Norte. O resto do país verá um eclipse parcial.

Em Portugal, o próximo fenómeno deste género acontecerá a 9 de maio: nesse dia, poderá ver um pequeno círculo negro a passar em frente ao Sol. Será Mercúrio, que durante o seu período de translação – a rota que os corpos estabelecem em redor da estrela – se colocará entre o planeta Terra e o Sol. Daqui a cinco anos, a 10 de junho, no Dia de Portugal de 2021, o país vai poder ver um eclipse solar anular, em que a Lua passa em frente ao Sol mas não o cobre totalmente: 40% da nossa estrela ficará tapada. O mesmo acontecerá de novo a 29 de março de 2025. Ainda não há previsão de um eclipse total do Sol em Portugal nos próximos tempos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR