Presidente brasileira, Dilma Rousseff, reuniu-se esta segunda-feira com ministros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), um dia antes desta força política decidir se continua ou não a apoiar o Executivo. A agenda da chefe de Estado brasileira dá conta de um encontro com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Porém, segundo a Agência Brasil, também participaram no encontro os ministros da Saúde, Marcelo Castro, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, do Turismo, Henrique Alves, da Secretaria de Aviação Civil, Mauro Lopes, e da Secretaria de Portos, Helder Barbalho. O ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Jaques Wagner, também participou na reunião.

Para terça-feira está agendada uma reunião decisiva do PMDB, na qual será decidido se o partido continua a integrar a coligação governamental e a apoiar a Presidente, eleita pelo Partido dos Trabalhadores (PT), ou se se junta a partidos de oposição defensores do processo de destituição de Dilma Rousseff.

Segundo a imprensa brasileira, ministros do PMDB no Governo não querem que o partido abandone a coligação, enquanto deputados do partido contrários à Presidente apoiam o processo de destituição de Dilma Rousseff.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A imprensa local avança também que 14 dos 27 diretórios estaduais do partido já decidiram pelo rompimento com a Presidente.

Para o processo de destituição da Presidente seguir para o Senado, são necessários dois terços de votos favoráveis entre os 513 parlamentares que votam na Câmara dos Deputados.

Têm sido noticiados vários encontros entre elementos do PMDB e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), da oposição, para discutir um possível governo pós-destituição, em que Michel Temer, líder máximo do PMDB e vice-Presidente brasileiro, assumiria a Presidência da República.