A 53.ª edição da Feira Nacional da Agricultura (FNA) vai decorrer, de 4 a 12 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, tendo este ano por tema a “Fruta Portuguesa”.

Ao longo de nove dias, o certame vai mostrar “o melhor da produção nacional”, aliando aos eventos de promoção dos produtos agroalimentares a exposição de equipamentos e máquinas agrícolas, com destaque para as inovações tecnológicas no setor, informa uma nota do Centro Nacional de Expositores e Mercados Agrícolas (CNEMA), que organiza o evento.

O certame, que integra também a 63.ª Feira do Ribatejo, conta ainda com a presença de associações e cooperativas agrícolas e com espaços dedicados ao artesanato, às vendas e à gastronomia.

Um dos pavilhões acolhe o salão “Prazer de Provar”, com a mostra e degustação do que de melhor se produz em Portugal e com ações dirigidas a produtores, consumidores e profissionais, com destaque para a área dedicada aos vencedores dos Concursos Nacionais de produtos portugueses, que têm vindo a decorrer no CNEMA ao longo dos últimos meses.

A feira inclui, ainda, um programa de seminários e colóquios para “debate e discussão dos principais temas agrícolas”, adianta a nota.

Aproveitando os milhares de visitantes que anualmente visitam a Feira Nacional da Agricultura, o espaço do CNEMA acolhe os certames Fersant, Feira Empresarial da Região de Santarém, promovido pela Associação Empresarial da Região de Santarém, e Lusoflora de Verão — Exposição e Venda de Flores e Plantas de Portugal, organizada pela APPPFN.

Do programa de animação constam vários concertos, com destaque para os D.A.M.A (10 de junho), David Fonseca e Agir (11 de junho) ou a banda de David Antunes com os convidados Pedro Fernandes, Jorge Palma, Rui Unas e João Paulo Rodrigues (dia 09).

Tradições ribatejanas, como largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, atividades equestres, demonstrações de escolas de toureio, treino de forcados, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música tradicional e popular, marcarão também presença.