A portuguesa Galp e a norte-americana Kosmos Energy iniciam em janeiro de 2017 uma pesquisa sísmica conjunta de prospeção de petróleo em três blocos da Zona Económica Exclusiva (ZEE) de São Tomé e Príncipe, anunciou esta sexta-feira fonte oficial são-tomense.

O anúncio foi feito pelo diretor da Agência Nacional de Petróleo, Orlando Sousa Pontes, durante a apresentação pública do estudo de impacto ambiental elaborado conjuntamente pela Kosmos Energy, que opera os blocos 11 e 12, e a Galp Energia, operadora do bloco 6.

“A pesquisa sísmica em 3D nos blocos 6, 11 e 12 está prevista para começar no início de janeiro de 2017, com duração prevista para seis meses”, disse Sousa Pontes sublinhando que “a área abrangida pela operação 3D é de 12.799 quilómetros quadrados”.

Sem avançar com as estimativas do custo, Sousa Pontes disse que a área da operação dista 50 quilómetros do arquipélago são-tomense.

A divulgação da data da análise sísmica surge seis dias depois da empresa norte-americana Kosmos Energy ter adquirido 65% dos direitos que a nigeriana Equator Exploration detinha sobre o bloco 12.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR