O Presidente da República anunciou esta quarta-feira que vai comemorar o 10 de Junho fora do território nacional, nas comunidades portuguesas, mais duas vezes este mandato, considerando “estranho” que “nunca ninguém tenha pensado” que estas cerimónias fazem sentido desta forma.

Marcelo Rebelo de Sousa descreveu as comemorações do Dia de Portugal, que começam em território nacional, mas que prosseguem depois junto da comunidade portuguesa em Paris, França, adiantando que “não será uma vez sem sequência” já que “pelo menos de dois em dois anos, o que significa três vezes no decurso do mandato de cinco anos, haverá celebração desta natureza junto das comunidades portuguesas”.

“O que é estranho é que nunca ninguém tenha pensado nisso, que faz tanto sentido celebrar o Dia de Portugal dentro das fronteiras físicas do território, como fora delas, nas comunidades portuguesas”,considerou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa fez este anúncio perante os Conselheiros das Comunidades Portuguesas, que recebeu esta quarta-feira no Palácio de Belém, em Lisboa.

O Presidente da República quis “improvisar alguma coisa para além do que foi preparado” para este discurso e revelou: “não imaginam a estupefação, mas ao mesmo tempo a admiração que foi nas autoridades francesas quando souberam da ideia de comemorar o Dia de Portugal em França”.

“Do Presidente ao primeiro-ministro, a todos os níveis de autoridade, inclusive local, houve uma reação primeiro de admiração no sentido de perplexidade e depois de admiração no sentido de reconhecimento relativamente aquilo que era óbvio”, relatou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR