A portuguesa Ticha Penicheiro, que terminou a carreira em 2012, foi eleita uma das 20 melhores e mais influentes jogadoras dos primeiros 20 anos da Liga norte-americana feminina de basquetebol (WNBA).

A portuguesa, que jogou nas Sacramento Monarchs (1998-2009), nas Los Angeles Sparks (2010-11) e nas Chicago Sky (2012), ainda é a jogadora com mais assistências na história da competição, com 2.599 passes decisivos.

Campeã em 2005, Ticha Penicheiro é também a segunda basquetebolista com mais roubos de bola, com 764, além de ter sido escolhida quatro vezes para o Jogo das Estrelas da WNBA e duas vezes para a equipa do ano, e ter terminado sete temporadas como jogadora com mais assistências.

“Dizer que me sinto honrada e abençoada é pouco. Fazer parte deste fantástico grupo de mulheres — uma rapariga de Portugal, que cresceu nesta pequena cidade onde o basquetebol feminino quase não existia… — WOW! Os sonhos concretizam-se! Obrigado ao homem lá de cima pelos talentos com que ele me abençoou, à minha família, amigos, treinadores, fãs, comunicação social… e claro à WNBA por me dar esta oportunidade”, escreveu a lusa, na sua página na rede social Facebook.

Na lista hoje divulgada pela WNBA, Ticha Penicheiro é uma das 11 jogadoras já retiradas da competição.