Um potente atentado com camião armadilhado visou na noite de domingo para esta segunda-feira um hotel de alta segurança para estrangeiros nos arredores de Cabul, referiram fontes securitárias, sem se referirem no imediato a vítimas.

Os talibãs reivindicaram a operação, ao referirem “ter feito explodir um camião carregado de explosivos à entrada do hotel Northgate”, situado na nova estrada que conduz à base miliar norte-americana de Bagram, a norte de Cabul.

A explosão de forte potência foi sentida na capital afegã por volta das 01h30 de domingo (22h00 em Lisboa), precedida de um corte de energia elétrica de vários minutos.

Os rebeldes islamitas acrescentaram no Twitter que esta explosão “abriu caminho aos [seus] combatentes munidos de armas ligeiras e de RPG [lança-roquetes] ao interior” do estabelecimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O porta-voz Zabihullah Mujahid referiu-se a “uma centenas de invasores americanos mortos” nesta operação complexa, ainda não confirmada por fontes independentes.

O acesso ao complexo era impossível, e todas as linhas telefónicas estavam cortadas, referiu a agência noticiosa France-Presse.

O hotel Northgate, que acolhe clientes estrangeiros, está protegido por muros elevados e torres de vigilância e na sua página na Internet afirma aplicar as mais estritas regras de segurança, com todos os seus guardas privados submetidos a prévio treino militar.

Este foi o primeiro atentado em Cabul desde o duplo ataque suicida contra a minoria ‘hazara’ xiita em 23 de julho, que provocou pelo menos 80 mortos e 230 feridos.