O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) designado, António Guterres, considerou este sábado que o espaço latino-americano pode ser “o centro de uma nova aliança” pelos direitos humanos e pela “tolerância na vivência da multiculturalidade”.

António Guterres deixou esta mensagem na 25.ª Cimeira Ibero-Americana, em Cartagena das Índias, na Colômbia, numa intervenção que foi fechada à comunicação social, mas que cerca de duas horas mais tarde foi transmitida em diferido.

O secretário-geral da ONU designado, que assumirá funções a 01 de janeiro de 2017, defendeu que hoje existe “um mundo de alguma forma caótico”, em que “as relações de poder não são claras” e “a imprevisibilidade e a impunidade têm proliferado”, e que é preciso lutar por “uma multipolaridade organizada”.

“Para que isso aconteça creio que o espaço ibero-americano é um pilar essencial, porque é hoje essencialmente um espaço de paz, um espaço de afirmação democrática e dos direitos humanos, e um espaço de tolerância na vivência da multiculturalidade”, considerou.

O antigo primeiro-ministro português acrescentou que “o espaço ibero-americano pode ser o centro de uma nova aliança à escala global para que os direitos humanos possam encontrar um novo impulso de afirmação em favor das populações de todos os continentes, e finalmente um espaço de tolerância na vivência da multiculturalidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR