A Coreia do Sul e os Estados Unidos realizaram, esta quinta-feira, um exercício militar em que ensaiaram, pela primeira vez, a resposta a um êxodo de refugiados norte-coreanos.

No simulacro, as tropas dos aliados testaram, em solo sul-coreano, formas de acolher refugiados em massa e de lhes proporcionar ajuda humanitária em caso de um êxodo causado por um conflito armado ou um colapso inesperado do governo da Coreia do Norte, disse um porta-voz do Corpo de Fuzileiros de Seul à agência Efe.

O exercício juntou cerca de 130 soldados e pessoal especializado dos Estados Unidos com experiência em prestar assistência a refugiados no Afeganistão, que operaram ao lado das tropas sul-coreanas.

O simulacro faz parte do exercício militar conjunto Hoguk – que decorre até ao próximo dia 11 -, durante o qual foi também ensaiada uma operação de desembarque anfíbio com a participação de 2.600 militares sul-coreanos e 130 norte-americanos.

Seul e Washington levam a cabo o exercício conjunto Hoguk de forma regular desde 1996.

Os Estados Unidos têm 28.500 militares destacados de forma permanente na Coreia do Sul e levam a cabo manobras militares com o seu aliado, que se compromete a defender no caso de um ataque de Pyongyang.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR