Donald Trump está cada vez mais popular entre os norte-americanos, revela uma sondagem do Politico e da Morning Consult. De acordo com o estudo, neste momento 46% dos eleitores dos Estados Unidos têm uma opinião favorável a Donald Trump. Antes das eleições, apenas 37% apoiavam o magnata, o que representa uma subida de nove pontos.

46%

Dos eleitores norte-americanos têm uma opinião favorável a Donald Trump.

Em sentido oposto seguem as opiniões desfavoráveis relativamente a Trump. Segundo esta nova sondagem, 12% dos eleitores americanos têm uma opinião desfavorável, e 34% têm opinião muito desfavorável. Antes da eleição do republicano, estas duas categorias somavam 61%, pelo que houve um decréscimo de 15 pontos na percentagem de eleitores que se sentem longe das ideias de Trump.

O atual presidente, Barack Obama, também está a subir na consideração dos americanos. Atualmente, 54% dos eleitores norte-americanos avaliam de forma positiva o trabalho desenvolvido por Obama na Casa Branca, e 43% estão contra. Antes da eleição de Trump, 50% dos eleitores aprovavam o trabalho de Obama e 48% reprovavam-no.

Um dos responsáveis pela Morning Consult, Kyle Dropp, explica que esta subida de popularidade é a “fase lua-de-mel”, que “é comum em novos presidentes”. Obama, por exemplo, “teve um aumento de 20 pontos a seguir à eleição em 2008”.

Um dos motivos que pode explicar o aumento da popularidade de Trump é a forma como o novo presidente está a levar a cabo o processo de transição. “Cerca de metade [dos eleitores] diz que o processo de transição de Donald Trump é tão organizado ou mais organizado do que os das administrações anteriores”, explica Dropp. Mesmo que, como acrescenta o responsável, “a maioria das primeiras escolhas ainda sejam largamente desconhecidas para os americanos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR