Dado a conhecer, pela primeira vez, em 1996, o Lotus Elise, pequeno desportivo de dois lugares, motor ao centro e tracção traseira do fabricante de Hethel, Inglaterra, tem já garantida uma nova geração. No entanto, e segundo confirmou à Autocar o líder da Lotus, só para 2020.

De acordo com Jean-Marc Gales, a Lotus acaba de arrancar com o projecto da próxima geração do Elise, aproveitando também o facto de, pela primeira vez desde 2000, ter terminado o ano com lucros.

Por seu turno, a CarAdvice avança que a futura geração Elise será um pouco maior que a actual, aproveitando também o facto de ter na base uma nova versão do já conhecido chassi de alumínio que é também imagem de marca do fabricante. Por outro lado, e ao contrário do que acontece com o modelo actual, o futuro Elise será construído respeitando os mais rígidos regulamentos de segurança em vigor nos EUA. Até porque esse é um mercado onde a Lotus espera ver crescer as suas vendas. Contudo, o cumprimento destes regulamentos também poderá levar a um aumento do peso do desportivo, possibilidade a que Jean-Marc Gales responde garantindo que o novo carro ficará abaixo dos 1.000 kg.

Uma vez concluído o Elise, a Lotus deverá avançar para a nova geração do coupé Exige, sendo que, na calha, deverá estar igualmente uma nova versão do Evora – baseada precisamente no Elise/Exige – cuja chegada ao mercado ocorrerá, previsivelmente, em 2022.

Até ao lançamento das novas gerações, o pequeno fabricante britânico de desportivos deverá continuar a refinar os modelos actualmente em comercialização, procurando manter aceso o interesse na marca não só através do lançamento de upgrades, como de edições especiais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR