267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Sismo de magnitude 7,6 atinge o Chile

Este artigo tem mais de 4 anos

Foi sentido um sismo de 7,6 na escala de Richter no Sul do Chile, que levou as autoridades a emitir um alerta de tsunami. As autoridades chilenas dizem que não há vítimas mortais.

i

MARTIN BERNETTI/AFP/Getty Images)

MARTIN BERNETTI/AFP/Getty Images)

Um sismo de 7,6 na escala de Richter foi sentido perto da Isla Grande de Chiloé, no Sul do país. A localidade mais próxima é Quellón, uma cidade portuária onde vivem cerca de 25 mil pessoas. O abalo foi registado às 11h22 locais (14h22 de Lisboa) deste domingo.

Foi emitido um alerta de maremoto, que mais tarde foi cancelado.

A autoridade nacional para as emergências, ONEMI, ordenou a evacuação das zonas costeiras de Araucanía, Los Ríos e Aysén. O “estado de precaução” também abrangeu a região de Biobío, mas foi entretanto cancelado. A evacuação deverá ser feita a pé e sem recurso a veículos.

Até agora, não se deu conta de outros estragos para além daqueles que já foram registados em estradas da região. Ainda não há notícias de vítimas, de acordo com a ONEMI.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o Pacific Tsunami Warning Center, uma agência estatal dos EUA, as ondas causadas por este sismo vão chegar à costa do Chile em intervalos dos cinco aos 60 minutos. Segundo o mesmo órgão, as ondas vão chegar a Corral (hora prevista para as 12h22 locais), a Golfo de Penas (12h31), a Talcahuano (12h48) e a Puerto Montt (16h01).

O sismo teve epicentro no mar, a 20 quilómetros de Quellón. Segundo o Centro Sismológico Nacional do Chile, o epicentro está a uma profundidade de 30 quilómetros.

“Vivo há 10 anos no Sul e nunca senti nada como isto”, disse ao jornal digital Emol uma das pessoas que abandonaram as suas casas depois deste sismo.

No Twitter, a Presidente do Chile, Michelle Bachelet, escreveu a seguinte mensagem: “Muita força e ânimo aos compatriotas afetados pelo sismo em Chiloé e noutras zonas do Sul! Os protocolos de emergência já estão a funcionar”.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.