790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Greenpeace sobe a grua e pendura faixa a dizer "Resistam" junto da Casa Branca

Este artigo tem mais de 5 anos

Um grupo de ativistas da Greenpeace desfraldou uma enorme faixa com a palavra "Resist" numa grua a poucos quarteirões da Casa Branca, em protesto contra Donald Trump.

"O sol nasceu esta manhã para uma nova América, mas não para a América de Trump" disse uma ativista
i

"O sol nasceu esta manhã para uma nova América, mas não para a América de Trump" disse uma ativista

SHAWN THEW/EPA

"O sol nasceu esta manhã para uma nova América, mas não para a América de Trump" disse uma ativista

SHAWN THEW/EPA

Um grupo de ativistas da organização ambientalista Greenpeace desfraldou uma enorme faixa com a palavra “Resist” (Resista ou Resistam) numa grua a poucos quarteirões da Casa Branca, em Washington, em protesto contra a nova administração de Donald Trump.

A organização internacional de defesa do ambiente indicou no Facebook que a ação visa alertar para o que considera ser o “negacionismo — quanto às alterações climáticas, o racismo, a misoginia, a homofobia e a intolerância — de Donald Trump“.

Sete ativistas penduraram-se numa das gruas num canteiro de obras na baixa de Washington e colocaram uma faixa, com 20 por 10 metros, com a palavra “Resist” escrita a vermelho num fundo amarelo.

A Greenpeace disse que a meio da manhã (tarde em Lisboa) os ativistas e a faixa ainda lá estavam. A faixa é visível a partir da residência oficial do Presidente dos Estados Unidos, a Casa Branca.

As pessoas deste país estão prontas para resistir e para se erguer de uma forma como nunca o fizeram antes”, disse Karen Topakian, membro da direção da Greenpeace.

A mesma responsável acrescentou que sente medo do “desdém e desrespeito de Trump pelas instituições democráticas” dos Estados Unidos. Mas também se afirmou “inspirada pelo movimento multi generacional de progresso que está a crescer em todos os Estados”.

A Greenpeace usa a não-violência para resistir a rufias tirânicos desde 1971, e não é agora que vamos parar“, acrescentou Topakian.

Uma das ativistas que desfraldou a faixa, Pearl Robinson, declarou que “o sol nasceu esta manhã para uma nova América, mas não para a América de Trump”.

Não tenho receio apenas das políticas desta administração que está a entrar, mas também das pessoas que se sentem motivadas por esta eleição a cometer atos de violência e de ódio. É tempo de resistir”, disse Robinson.

O capitão Robert Glover, da Polícia Metropolitana de Washington, disse à imprensa que as forças de segurança foram chamadas a um local de construção na baixa da capital norte-americana, onde estão duas gruas, no cruzamento da 15.ª rua com a rua L.

Quando chegaram ao local, os agentes detetaram três manifestantes já presos por cordas à grua, com 82 metros de altura, o correspondente a cerca de 24 andares. Outras quatro pessoas conseguiram subir à grua.

Os manifestantes disseram aos agentes da polícia que estavam envolvidos num protesto ao abrigo da Primeira Emenda (que, entre outros direitos, consagra o direito à liberdade de expressão).

O protesto surge um dia depois de o novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter adiado a aplicação de pelo menos 30 novas regras ambientais e ter avançado com a construção de dois oleodutos polémicos em território norte-americano.

Trump disse também esta terça-feira — a vários fabricantes de automóveis — que vai reduzir as normas sobre meio ambiente para atrair e facilitar o regresso de fábricas aos Estados Unidos. A nova administração na Casa Branca também congelou novos contratos e atribuição de bolsas da Agência de Proteção do Ambiente norte-americana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora