O que é a afasia?

Mostrar Esconder

Afasia é uma perturbação cerebral, normalmente causada por uma doença ou por uma lesão, que afeta a capacidade das pessoas compreenderem uma língua, escreverem ou falarem. As pessoas com esta perturbação conseguem entender apenas símbolos, estímulos visuais e expressões faciais.

Com o objetivo de ajudar o doentes com afasia (dificuldades de linguagem), a Samsung desenvolveu a app Wemogee, uma aplicação gratuita que utiliza apenas emojis para comunicar. Desta maneira, as pessoas podem comunicar livremente após terem perdido a capacidade de o fazer.

Para que seja mais fácil comunicar, a aplicação tem uma combinação variada de emojis que correspondem a determinadas frases. Existem mais de 140 mensagens já criadas divididas em seis categorias: comer, beber, doenças, ajuda, celebrações e lazer.

Do lado do utilizador sem afasia os emojis são traduzidos para a frase correspondente e, em vez de escolher uma sequência de bonecos, escolhe a frase que quer utilizar e a aplicação faz a conversão automática antes de a enviar.

A app conta ainda com sugestões de resposta para que o processo se torne mais intuitivo e rápido. Segundo a Samsung, a Wemogee pode também ser utilizada para auxiliar na terapia do distúrbio cerebral. Atualmente a aplicação está disponível para Android, em inglês e italiano, e chega brevemente à App Store.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR