Não é o primeiro, nem é o segundo. É o terceiro relacionamento assumido publicamente por Marine Le Pen com um colega da Frente Nacional. Descendente de imigrantes, Louis Aliot é o atual namorado da candidata de extrema-direita e poderá (ou deveria) ser o premier homme (“primeiro homem”, em português) da França, já que nunca o país teve uma mulher a presidi-lo.

A dificuldade começa ainda na denominação que deverá ser atribuída a Louis Aliot, caso Marine Le Pen vença a segunda volta das eleições presidenciais francesas a 7 de maio. Premier Homme, first monsieur ou le troisième homme são algumas das opções, mas o mais certo mesmo é que não seja nenhuma delas.

“Não serei o ministro, nem serei o primeiro ministro, nem serei a primeira-dama. Não se vai votar num casal para o Palácio do Eliseu, mas num homem ou numa mulher”, disse Louis Aliot, em 2015, a uma plateia de estudantes da universidade Sciences Po, em Paris, citado no livro “Le Couloir de Madame”, da jornalista Alix Bouilhaguet.

A expectativa não fica pela denominação. Tal como Melania Trump, também Louis Aliot ainda não revelou se se vai mudar para o Palácio Eliseu se a companheira ganhar as eleições. Isso não significa que tenha intenções de estar afastado de uma possível futura presidência de Le Pen. Até porque o currículo ligado à política que tem, não lho permite.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante a campanha das presidenciais francesas, Louis Alliot apoiou Marine Le Pen, quer por ser sua mulher, quer por ser a presidente da Frente Nacional (Foto de Raymond Roig/Getty Images)

Louis Aliot tornou-se um dos vices-presidente da Frente Nacional em 2011, já depois de formalizar a relação com a presidente do partido em 2010. Porém, a relação já durava desde 2009. Mas demorou a que os dois assumissem o ‘namoro’. Mesmo depois do casal comprar uma casa em Millas, cidade perto da costa mediterrânea francesa, Marine Le Pen continuou a negar que ambos estivessem juntos.

“A compra desta casa é estritamente parte da minha vida privada. Vou [lá] para passar alguns fins de semana e alguns feriados, não há nada de extraordinário e não vou continuar a alimentar qualquer curiosidade a este respeito”, disse Marine Le Pen numa entrevista ao L’Indépendent citada pelo site Heavy.

O descendente de argelinos que se apaixonou pela extrema-direita

O companheiro de Le Pen nasceu em Toulouse, no sul de França, mas é filho de pais argelinos e judeus. Uma curiosidade, já que a namorada defende a nacionalidade francesa e apresenta-se contra o multiculturalismo e nele é vice-presidente de um partido de extrema-direita.

Comparado com os seus adversários, Emmanuel Macron e Brigitte Trogneux, o casal não tem uma diferença de idade considerável. Com 47 anos, Louis Aliot é apenas um ano mais velho que Marine Le Pen. (Foto de Martin Bureau/Getty Images)

Louis Aliot já sofreu consequências pelo extremismo da sua mulher. Conta o The Telegraph que em maio de 2014 dois ativistas gays da Frente Nacional terão colocado laxante no vinho de Aliot. Jean-David Eyquem e Jean-Baptiste, os ativistas, terão acabado expulsos da festa mas o companheiro de Le Pen foi humilhado.

No final desse mês, Marine Le Pen fez questão de publicar um fotografia na sua conta pessoal no Twitter em que beijava o namorado. A publicação surgiu na sequência de rumores da revista francesa Closer, que afirmavam que Louis Aliot era gay. “Em direto de Perpignan, dedicado à Closer!!!”, pode ler-se na publicação da candidata.

As relações com a família Le Pen começaram muito antes do início do namoro com Marine. Em 1991, Aliot, no início dos seus 20 anos, integrou a equipa da campanha presidencial de Jean-Marie Le Pen, o pai da agora sua namorada, de 2002. Em 1998 foi eleito conselheiro regional de Midi-Pyrénées pela Frente Nacional. Em 2005, a sua aproximação com o partido intensificou-se ao ser nomeado secretário-geral do partido e, seis anos depois, assumiu o cargo de vice-presidente. Entre 2010 e 2015, foi conselheiro regional de Languedoc-Roussillon e, desde as últimas eleições, em 2014, também de Perpignan.

Para além de um currículo recheado na área da política, tanto Le Pen como Aliot contam com um historial de relacionamentos anteriores. Le Pen foi casada com dois homens. Com um empresário que trabalhava para a Frente Nacional, Franck Chauffroy, durante cinco anos, relação da qual resultaram três filhos, Jehanne, Louis e Mathilde. E com o secretário nacional do mesmo partido, Eric Lorio, durante quatro anos. Louis Aliot, o atual namorado, só tem uma ex-mulher na lista, da qual teve dois filhos.

Ambos da área da política, Marine e Louis pouco tempo passam juntos. São mais as vezes que aparecem em separado do que as aparições públicas enquanto casal. Se Marine Le Pen for eleita, os franceses vão ter uma presidente solitária.

Quem é Brigitte Trogneux, a “barbie com menopausa” que é a possível futura primeira-dama francesa?