Uma tempestade de poeira atingiu o norte da China, incluindo a capital do país, Pequim, na madrugada desta quinta-feira. De acordo com o governo da cidade, citado pela Reuters, a tempestade deverá permanecer na região até à tarde de sexta-feira.

Vários voos foram cancelados ou adiados devido à baixa visibilidade. Num país com graves problemas de poluição, a qualidade do ar reduziu para níveis muito inferiores aos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A BJMEMC, uma agência ambiental de Pequim, revelou no seu site que existiam 500 microgramas por metro cúbico de partículas respiráveis. O nível recomendado pela OMS é de 25.

A agência BJMEMC classificou de séria esta tempestade e fez algumas recomendações no seu site. (Foto de BJMEMC)

Vários habitantes chineses reagiram à tempestade através das redes sociais. Um deles foi Li Shuo, um ativista da Greenpeace em Pequim, que apelidou a tempestade de “apocalipse de ar”. Os meios de comunicação chineses também usaram o Twitter para comparar fotografias da cidade de Pequim a 23 de fevereiro e agora sob uma tempestade de poeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estas tempestades são comuns na China, principalmente durante a primavera, quando os ventos arrastam partículas de areia e poeira do deserto de Gobi, no norte do país. Os habitantes do norte da China têm cada vez mais dificuldade em seguir com normalidade o seu quotidiano. Fazem-no com uma máscara na cara. Veja as imagens.