Um grupo que fez campanha pelo Brexit criticou França e o seu novo presidente, Emmanuel Macron, de forma bastante hostil. Depois de o candidato centrista ter ganho as eleições presidenciais com uma vantagem confortável, o grupo pró-Brexit, instituído por Nigel Farage antes do referendo do ano passado, publicou um tweet onde se lê que os franceses “se renderam” à Alemanha, à semelhança do que aconteceu em 1940. A referência à ocupação de França pela então Alemanha Nazi, no decorrer da Segunda Guerra Mundial, é clara.

“Os franceses desistiram em 1940. Desta vez pouparam à Alemanha o combustível e as balas.” A frase, publicada este domingo, faz-se acompanhar de uma capa de jornal cuja manchete é “França rende-se”.

No último debate antes das eleições presidenciais, entre Macron e Marine Le Pen, a então candidata da Frente Nacional apontou o dedo a Macron e, em direto, disse que independentemente do que acontecesse na noite das eleições seria sempre uma mulher a governar a nação francesa — ou ela ou a chanceler alemã, Angela Merkel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Macron vs Le Pen: quem mentiu mais durante o debate?

No mesmo registo, tal como aponta o jornal The Guardian, Nigel Farage, antigo líder do UKIP, o partido mais eurocético do Reino Unido, também usou a conta de Twitter para escrever que no passado domingo os franceses votaram num “gigantesco engano”. “Macron vai ser o fantoche de Juncker [presidente da Comissão Europeia].”

Ainda antes do desfecho das eleições, Farage dizia, em declarações televisivas, que o euroceticismo em França já tinha dado “um grande salto em frente”.