Otto Warmbier, o estudante norte-americano libertado pela Coreia do Norte, morreu esta segunda-feira por volta das 14h20 locais (19h20 em Lisboa). A informação foi revelada através da família num comunicado divulgado pelo hospital onde o estudante se encontrava internado.

É nosso triste dever informar que o nosso filho, Otto Warmbier, completou sua caminhada em casa. Cercado pela sua família, Otto morreu hoje às 14h20 da tarde”, pode ler-se no comunicado, citado pela CNN.

No comunicado, a família agradeceu ainda ao centro médico da Universidade de Cincinnati, no estado norte-americano de Ohio. Acrescentaram ainda que estão a tentar focar-se no momento em que receberam o seu filho em vez de se concentrar no momento em que o perderam.

Infelizmente, os horríveis maus tratos de que o nosso filho foi vítima pelas mãos dos norte-coreanos asseguraram que nenhum outro resultado seria possível para além daquele que presenciámos hoje”, pode ler-se ainda.

O estudante, de 22 anos, tinha sido condenado a 15 anos de trabalhos forçados depois de ter sido condenado por “atividades hostis” e conspiração contra a unidade da Coreia do Norte. O jovem tinha admitido ter roubado um cartaz decorado com uma palavra de ordem de cariz político num hotel em Pyongyang, onde estava hospedado, em janeiro do ano passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Warmbier chegou a Ohio, nos Estados Unidos, na passada quarta-feira, e foi imediatamente levado para o hospital. O estudante estava em coma há mais de um ano depois de ter contraído botulismo.

Estudante dos EUA libertado pela Coreia do Norte chega ao Ohio