O troféu da vitória de Salvador Sobral no Festival Eurovisão da Canção 2017 deste ano veio com uma condição: será Portugal a organizar a edição de 2018. Terá lugar em Lisboa, no Meo Arena, no Parque das Nações, a 12 de maio. Antes disso, é preciso escolher o 50º representante de Portugal. Para tal, é preciso que aconteça o Festival da Canção 2018.

Já está decidido. Festival da Eurovisão 2018 vai ser em Lisboa

Vinte concorrentes serão divididos por duas semifinais, antes que o vencedor seja escolhido. A primeira acontece a 18 de fevereiro e a segunda, uma semana depois, a 25 de fevereiro, ambas nos estúdios da RTP, em Lisboa. Em cada semifinal serão escolhidas cinco canções de cinco concorrentes. Na final, a 4 de março, no Multiusos de Guimarães, os dez concorrentes escolhidos irão disputar o lugar de 50º representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem serão os concorrentes?

Dos 20 concorrentes, 17 são definidos pelos compositores a quem a RTP fará o convite para apresentarem uma canção original e inédita, tal como na edição anterior.

Salvador Sobral, que ganhou o Festival Eurovisão da Canção 2017 com “Amar pelos Dois”, também terá responsabilidade nesta edição. O cantor irá convidar um compositor nos mesmos termos dos convites lançados pela RTP que, por sua vez, irá definir outro concorrente.

Os dois lugares restantes serão preenchidos pelos vencedores de dois concursos abertos. Um deles é o programa de rádio “Master Class” da Antena 1, para compositores e autores sem trabalhos publicados. Os concorrentes terão de levar a concurso uma canção original e inédita. O compositor será escolhido até ao dia 15 de setembro por um júri criado para este programa.

A última vaga nas semifinais será preenchida pelo compositor escolhido de entre várias candidaturas espontâneas. As canções originais e inéditas devem ter uma duração máxima de três minutos. Neste segundo concurso, os critérios são mais abrangentes. Podem concorrer todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal mas também os portugueses que vivam fora do país, assim como os cidadãos dos PALOP ou de outras nacionalidades que residam em Portugal. Os candidatos podem já ter trabalhos publicados ou não. As candidaturas deste último concurso deverão ser enviadas também para a Antena 1 e serão avaliadas posteriormente por um júri.