Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Basta entrar num autocarro, num comboio ou no metropolitano para entender. Todos estão de olhos postos para baixo, embrenhados num pequeno ecrã brilhante que só o polegar frenético pode animar. É a juventude que temos, dizem alguns, na certeza de que a tecnologia e as redes sociais que ela trouxe estão a formar pessoas anti-sociais e desatentas ao mundo. Uma página no Twitter publicou uma fotografia, que já tem corrido o mundo, e que prova que não é bem assim: uma viagem até ao século passado basta para entrar no mesmo autocarro, no mesmo comboio ou metropolitano e encontrar todos de cabeça cabisbaixa, mergulhadosnos jornais. E ninguém falava com ninguém.

“Historical Pics” já leva mais de seis mil seguidores e cada um dos seus 13 mil tweets é partilhado centenas de vezes. Em pleno século XXI, a página conseguiu levar à modernidade a vida nos séculos XIX e XX, mostrando algumas das imagens mais interessantes captadas no passado. A História ganha assim nova vida no Twitter, onde os grandes acontecimentos que mudaram o mundo ou as fotografias que eternizaram momentos importantes ficam guardadas para sempre na gigante rede da Internet.

Um dos tweets recentemente publicado na página foi a imagem a de Nagasaki, 20 minutos depois do rebentamento da bomba atómica, em 1945.

https://twitter.com/HistoricalPics/status/894107055149256706

O Observador procurou algumas das publicações mais interessantes desta página do Twitter e recolheu-as em 26 imagens na fotogaleria. Uma viagem ao passado que pode fazer aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR