Banco de Portugal

Crédito pessoal aumenta 6,3% em junho para 219 milhões de euros

O montante de novos créditos pessoais contratados aumentou 6,3% em junho, em termos homólogos, para 219 milhões de euros. Estes valores, segundo o BdP, são ainda provisórios e sujeitos a revisões.

O número de novos contratos assinados entre os consumidores e as instituições de crédito automóvel aumentou 13,2% para 16.708 em junho

MÁRIO CRUZ/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O montante de novos créditos pessoais contratados aumentou 6,3% em junho, em termos homólogos, para 219 milhões de euros, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP). De acordo com a informação disponível, o número de novos contratos de crédito pessoal subiu 1,8% para 32.177, com o novo crédito ao consumo para ‘finalidade educação, saúde, energias renováveis e locação financeira’ a aumentar em junho 38%, em termos homólogos, mas a cair 8,5% face a maio para 4,331 milhões de euros.

Já o número de novos créditos acordados entre os bancos e os consumidores na rubrica ‘outros créditos pessoais (sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades)’ também aumentou 5,8% em termos homólogos e caiu 18,6% face ao mês anterior para 214,713 milhões de euros.

No crédito concedido em ‘Cartões de Crédito, Linhas de Crédito, Contas Correntes Bancárias e Facilidades de Descoberto’ o montante atingiu os 86,255 milhões de euros em junho, menos 5% face ao mesmo mês de 2016 e menos 11,9% em relação a maio.

Os empréstimos para a compra de automóvel alcançaram, por sua vez, os 234 milhões de euros em junho, mais 20% do que um ano antes, com o crédito automóvel a aumentar em todas as componentes se comparado com 2016.

Face a maio, o crédito automóvel caiu 9,4% na rubrica ‘locação financeira ou ALD (novos)’, 14,5% na rubrica ‘locação financeira ou ALD (usados)’ e 10,8% ‘com reserva de propriedade e outros (usados)’, mas subiu 2,1% ‘com reserva de propriedade e outros (novos)’.

O número de novos contratos assinados entre os consumidores e as instituições de crédito automóvel aumentou 13,2% para 16.708 em junho, face ao mesmo mês de 2016. Estes valores, segundo o BdP, são ainda provisórios e sujeitos a revisões.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Eutanásia

Porque vou votar contra a eutanásia /premium

Inês Domingos

Vou votar contra porque acredito que a dignidade humana não se esgota com as nossas capacidades ou com o nosso estado de saúde. Para mim, a dignidade do ser humano persiste até ao último sopro. 

Congresso do PS

A caminho do bloco central? /premium

João Marques de Almeida

Costa quer lavar a imagem do PS perante o eleitorado e Rio é o melhor aliado para o fazer. Já Rio precisa de poder para se manter na liderança do PSD após 2019 e, como PM, Costa pode ajudar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)