A conta oficial do Twitter do Papa Francisco — disponível em nove idiomas, incluindo português — superou os 40 milhões de seguidores, informou a Secretaria para a Comunicação do Vaticano. O número foi divulgado precisamente quando se cumprem cinco anos desde a sua criação, durante o pontificado de Bento XVI. A conta que tem mais seguidores é em espanhol, com 14,6 milhões, seguida da em inglês, com 14 milhões, e em italiano, com 4,6 milhões. A conta em português tem com pouco mais de 3 milhões de seguidores.

O Papa Francisco, através dos seus colaboradores, publica um ou dois tweet por dia, com mensagens espirituais, recordando a figura do santo do dia ou sobre o dia em que se celebra.

Segundo o serviço da Comunicação do Vaticano, nos últimos 12 meses, o número de seguidores do papa no Twitter sofreu um aumento de mais de nove milhões. Já a conta no Instagram do pontífice alcançou os 4,9 milhões de seguidores desde que foi aberta, em março de 2015.

View this post on Instagram

EN: A person who is truly Christian is like this: passionate, given the power of resurrection, knowing that no evil is infinite, no night is without an end, no person is definitevely mistaken, and no hate is invincible to love. PT: O verdadeiro cristão é assim: convencido, pela força da ressurreição de Cristo, de que nenhum mal é infinito, nenhuma noite é sem fim, nenhum homem é caso definitivamente perdido, nenhum ódio é invencível pelo amor". ES: El verdadero cristiano es así: está convencido, por la fuerza de la Resurrección de Cristo, de que no hay ningún mal que sea infinito, ninguna noche que sea eterna, ningún hombre que no pueda cambiar, ningún odio que no se pueda vencer con amor. IT: Il vero cristiano è così: convinto, per la forza della risurrezione di Cristo, che nessun male è infinito, nessuna notte è senza termine, nessun uomo è definitivamente sbagliato, nessun odio è invincibile dall’amore FR: Le vrai chrétien est comme cela: convaincu, par la force de la résurrection du Christ, qu'aucun mal n'est infini, qu'aucune nuit n'est sans fin, qu'aucun homme n'est définitivement dans l'erreur, qu'aucune haine n'est invincible par l'amour. DE: So ist der wahre Christ: kraft der Auferstehung Christi überzeugt davon, dass kein Übel unendlich ist, keine Nacht ohne Ende, kein Mensch vollkommen verloren, kein Hass nicht von der Liebe besiegt werden kann. #GeneralAudience

A post shared by Pope Francis (@franciscus) on

A conta no Twitter do Papa foi criada em 2012 pelo então Papa Bento XVI. Em 28 de fevereiro de 2013, quando anunciou a sua renúncia, o número de seguidores era de três milhões. Foi suspensa durante o período de Sede Vacante, entre a renúncia de Bento XVI e a eleição de Francisco (em 13 de março), tendo sido colocada novamente em atividade em 17 de março do mesmo ano, já com a fotografia de Jorge Bergoglio.