Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Três jovens músicos naturais de Leiria fizeram uma música de homenagem ao Pinhal de Leiria, ardido quase na totalidade no incêndio de dia 15 de outubro, e o tema está a tornar-se viral nas redes sociais.

A música chama-se “Adamastor” e foi composta por Diogo Fernandes e João Correia (que formam o duo GNTK) e é interpretada por Joana Rosa, cantora natural de Vieira de Leiria, freguesia mais afetada pelo incêndio do Pinhal de Leiria.

Ouça aqui a música:

“Eu e o João somos primos e convivemos muito desde pequenos, pelo que não foi de admirar que tivéssemos vivido o dia 15 juntos, em pânico pelo que estava a acontecer ao nosso país e à nossa terra, a ver tudo de perto”, conta Joana Rosa ao Observador, lembrando o “sentimento de revolta” dos dias seguintes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi “sentir que nos tinham tirado um pedacinho de nós sem que pudéssemos ter feito nada para protegê-lo“, destaca a cantora. “Este tema é essencialmente isso, a voz do povo e a nossa marcha contra tudo o que tem acontecido e nos tem tirado tanto a nós, povo português”, sublinha. Por isso, “quando falaram comigo para dar voz, não pude dizer que não”, recorda Joana Rosa.

Vídeo. O que resta do Pinhal de Leiria depois do incêndio

No dia 15 de outubro, cerca de 80% dos mais de 11 mil hectares do Pinhal de Leiria foram consumidos pelas chamas, que se alastraram pelas freguesias de Vieira de Leiria e Marinha Grande.