‘Sexista’. A palavra foi a mais usada para o que aconteceu no sorteio dos grupos do torneio Next Gens Finals, que vai reunir em Milão os sete melhores jogadores sub-21 de ténis, entre esta terça-feira e o próximo sábado.
O slogan utilizado na gala de inauguração, “O futuro é Agora”, não fez jus ao que aconteceria depois. O sorteio, feito pela ATP, causou antes constrangimento no mundo do ténis. As habituais bolas utilizadas nos sorteios de grupos foram substituídas por… mulheres.
Sim, mulheres. No palco, dois jogadores escolhiam a modelo de que mais gostavam e juntos desfilavam numa passerela. No final, as mulheres faziam uma dança ou tiravam o casaco para mostrar a letra atribuída a cada atleta. Houve mesmo quem subisse a saia e mostrasse a letra na coxa. O outro tenista ficava com a modelo que não tinha sido escolhida. O momento aconteceu por quatro vezes e o vídeo pode ser visto abaixo.
Imediatamente aqueles que assistiam à gala fizeram comentários nas redes sociais, classificando o espetáculo de “vergonhoso”. O jornalista freelancer do New York Times, Ben Rothenberg, disse ter sido “Incrivelmente desconfortável”.
The ATP NextGen Milan draw ceremony made players select models to determine their groups. Stunningly uncomfortable, cringeworthy and trashy. pic.twitter.com/g63OfK5IOK
— Ben Rothenberg (@BenRothenberg) November 5, 2017
A jornalista desportiva Reem Abulleil, do Sport360.com, não tardou também em comentar o momento como “extremamente sexista e inapropriado”.
On a bizarre night that was supposed to celebrate the future of tennis…https://t.co/aQ9HhTGmiO
— Reem Abulleil (@ReemAbulleil) November 6, 2017
Judy Murray e a número um, Amélie Mauresmo, condenaram a situação. As palavras utilizadas para descrever a gala foram “awful” e “disgrace”, respetivamente.
Depois das duras críticas, a ATP, juntamente com o patrocinador, Red Bull, emitiu um comunicado conjunto, onde se desculpavam:
O ATP e a RedBull pedem desculpas pelas ofensas causadas pela cerimónia do sorteio das NexGen Finals. A intenção era integrar na cerimónia a herança de Milão como uma das capitais da moda a nível mundial. No entanto, a nossa execução da ideia foi de mau gosto e inaceitável. Arrependemo-nos e asseguramos que não faremos nada de semelhante no futuro.”
Fica ainda por explicar, como refere o El Mundo, como é que foi possível a concretização da ideia, que, obviamente, passou por uma série de reuniões e pessoas antes de ser levada a cabo.