Dado a conhecer em 2014, o actual Skoda Fabia está na fase final da sua existência e pronto para dar lugar a nova geração, que deverá ser desvendada no próximo Salão Automóvel de Genebra, em Março. E como que para abrir o apetite, a marca checa desvendou, através de teaser, um pouco daquilo que será a frente do futuro Fabia.

Com os detalhes ainda muitos escassos, a imagem agora divulgada confirma as informações prestadas pelo construtor de Mladá Boleslav, segundo as quais o pequeno Skoda receberá novas ópticas em LED, muito possivelmente, Full LED. Solução que, muito provavelmente, deverá surgir também nos farolins posteriores, ainda que o fabricante não tenha mostrado qualquer imagem da traseira. Mantendo os traços gerais da actual geração, o futuro Fabia receberá ainda novas soluções “Simply Cleaver”, embora, para já, mantidas em segredo pelo construtor. Sendo expectável que, entre elas, estejam os mais recentes sistemas de infotainment já conhecidos dos modelos mais recentes da Skoda.

No capítulo dos motores, não são esperadas grandes novidades, com o pequeno utilitário checo a manter as mesmas motorizações. Ainda que não seja de afastar a possibilidade do modelo poder vir a disfrutar do novo 1,5 litros TSI com sistema de desactivação de cilindros, já presente em propostas da Volkswagen e SEAT. Único senão: o facto de estes modelos do grupo VW terem por base a mais recente plataforma MQB, ao passo que o modelo checo utiliza a mais vetusta PQ26, com hardware importado da anterior PQ25 e da nova MQB, o que poderá constituir um obstáculo na aplicação deste novo motor.

Desilusão é a notícia que não será ainda com o próximo Fabia que regressará aquela que foi, em tempos, a variante mais emocionante do modelo, o RS. Tudo porque o volume de vendas não justifica a sua produção. Isto significa que, a versão mais desportiva à disposição dos fãs do modelo, continuará a ser a edição especial lançada para comemorar as vitórias no WRC2, equipada com o 1.4 TSI de 125 cv.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR