Um anúncio — que só esteve na internet durante umas horas — gerou indignação nas redes sociais: o aluguer de uma casa, em Ibiza, num prédio com  elevador, bar, garagem, terraço, onde até se aceitam animais… e onde é pedida, além da prestação mensal de 150 euros, uma relação sexual por semana com o proprietário, adianta o jornal El Espanhol.

O anúncio foi publicado na página milanuncios.com na semana passada. Ao fim de poucas horas foi eliminado, mas, como tudo o que acontece na internet fica na internet, o anúncio gerou uma onda de indignação nas redes sociais. Segundo adianta a Antena 3 Noticias, citada pelo mesmo jornal, o proprietário pedia fotografias aos interessados na casa, que, em apenas uma hora de anúncio, foram 22.

Ibiza é, há vários anos, um dos pontos de maior interesse turístico em Espanha. Com o aumento da procura têm aumentado também os preços das casas para alugar, e é, neste momento, uma das zonas mais caras para morar no país. Para contornar este problema, os proprietários tiveram de começar a tentar outras soluções para conseguir ter as habitações alugadas, como pedir sexo aos futuros inquilinos e baixar os preços, adianta o mesmo jornal.

“Uma prestação de casa pode ficar entre 1.100 e 1.500 euros, sendo que o salário médio nestas zonas se situa entre os 800 e os mil euros, ainda que eu fale de pisos com apenas 40 ou 50 metros quadrados”, refere Sergio Carrasco, advogado espanhol, especialista em direito civil, citado pelo El Espanhol. “A procura tem aumentado tanto que os proprietários das casa sabem que vão lucrar mais por ter a casa alugada durante cinco meses do que se fosse o ano inteiro”.

Sergio Carrasco contou também ao mesmo jornal, no ano passado, que a atual lei do turismo (em vigor desde 2012) proíbe o arrendamento turístico de uma série de casas, o que significa que, basicamente, só as casas de campo é que estão disponíveis para alugar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR