Qualquer idade é boa para apreender, inclusivamente a conduzir. Isto é óbvio para os que gostam de guiar em ritmo mais endiabrado, controlar as derrapagens e prolongar os slides, mas é igualmente importante para os que, conduzindo de forma mais calma, querem ter do seu lado argumentos para poderem evitar os outros condutores que teimam em atirar-se para cima deles, provocando acidentes. Para uns e outros, a Opel criou uma espécie de universidade de Inverno, o Experience 2018 Driver Training, para evitar situações como esta:

3 fotos

A marca alemã habitualmente dá cursos de Inverno, mas mais a norte, em Thomatal – ao contrário do que possa parecer, é mesmo uma povoação nos Alpes austríacos, próximo de Salzburgo –, onde durante a época de ski, os clientes aprendem a conduzir na neve e gelo, o que lhe pode servir também sempre que a estrada está particularmente escorregadia. Estes cursos de dois dias, normalmente, envolvem os veículos 4×4 da marca e têm um custo de 1.100€, tudo incluído, uma vez chegados ao resort. Veja aqui a sala de aulas:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

7 fotos

A este Opel Winter Training Camp junta-se agora o Experience 2018, já em plena Primavera e realizado nas pistas de ensaio da Opel em Dudenhofen e no circuito de Nürburgring, o tradicional e temido Nordschleife, onde os instrutores ensinam como conduzir nos limites e, mais importante do que isso, a controlar o carro depois desses mesmos limites serem ultrapassados. Se em Dudenhofen o objectivo é colocar o condutor perante situações de que dificilmente sairia sem amolgar fortemente a lata e ensiná-lo a sair desses apertos sem uma beliscadura, já no anel norte do Nürburgring a ideia é aprender o circuito e as trajectórias, evitando as ratoeiras (que são imensas), tudo pela mão de experientes instrutores.

Os candidatos portugueses podem inscrever-se directamente através do site, ou então através da Opel Portugal, que tratará de tudo e pelo mesmo preço, que pode oscilar entre 250 e 1.590€, consoante o curso escolhido.