Uma campanha da marca de refrigerantes Schweppes vestiu três mulheres com um vestido com sensores especiais para ver quantas vezes eram assediadas através do toque numa saída à noite. As três mulheres foram depois levadas para uma discoteca em São Paulo, no Brasil. A experiência mostra que, ao longo das 3 horas e 47 minutos que passaram na noite paulista, as mulheres foram tocadas 157 vezes apesar de terem pedido aos homens para não o fazerem. É assim que a empresa suíça pede “mais respeito” pelas mulheres.

[3 mulheres, 3 vestidos, 157 assédios na noite de São Paulo. Veja no vídeo]

O vídeo da marca de bebidas tem o título “Dress for Respect” e mostra a reação dos sensores cosidos no vestido ao toque dos homens que se aproximaram das mulheres. De acordo com as explicações do criador da roupa, sempre que um sensor é tocado ele envia informação através de wi-fi para um computador da equipa envolvida na experiência. As imagens da campanha permitem ver que os homens tocam nas coxas, na cintura, nas nádegas, nas costas e nos ombros das mulheres. E que insistem em fazê-lo mesmo quando as mulheres lhes dizem para não se aproximarem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A campanha inclui ainda as histórias de assédio de algumas brasileiras — no Brasil 86% das mulheres dizem já ter sido assediadas no passado — e os conselhos que as três mulheres envolvidas na experiência dão aos homens que as queiram abordar sem que elas vejam essas abordagens como assédio. No fim, uma mensagem: “Que tal chegar com elegância, com inteligência, com humor e com respeito?”.

Em Portugal, estatísticas lançadas no início deste ano dizem que foram abertos 865 inquéritos pelo crime de importunação sexual em 2017, o que representa mais de dois inquéritos por dia e um aumento superior a 15% em relação aos dados de 2016. No entanto, nenhuma pessoa foi julgada desde que a importunação sexual foi discriminada como um crime à luz da lei portuguesa.