Rádio Observador

Diplomacia

Trump diz que “está tudo pronto” para a cimeira com Kim Jong-un

A cimeira, que decorrerá terça-feira em Singapura, será "muito mais que uma sessão de fotos" perante os "media", prometeu o Presidente norte-americano. Trump admite visita de Kim Jong Un aos EUA.

OLIVIER DOULIERY / POOL/EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que “está tudo pronto” para o encontro de terça-feira com o seu homólogo norte-coreano Kim Jong-un, ao receber na Casa Branca o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. Na conferência de imprensa conjunta, Trump admitiu que o líder norte-coreano possa viajar até aos Estados Unidos para uma visita oficial.

A cimeira, que decorrerá da parte da manhã em Singapura, será “muito mais que uma sessão de fotos” perante os “media”, prometeu o Presidente norte-americano. “Está tudo a correr bem, espero que prossiga assim”, acrescentou.

“Penso que estou bem preparado”, disse ainda Trump, antes de assinalar que não sente “necessidade” de se preparar melhor. “É uma questão de caráter”, assegurou.

A questão surgiu durante a conferência de imprensa conjunta dos líderes norte-americano e japonês. “A resposta é sim à sua segunda parte da sua questão. Certamente [que Jong Un pode visitar os EUA], se [a cimeira de dia 12 de junho] correr bem”, disse Donald Trump. “E penso que será bem recebida” essa ideia do lado norte-coreano. “Penso que ele olhará para isso de forma bastante favorável. Poderá acontecer”.

O objetivo da visita de Abe a Washington destina-se a coordenar “estreitamente” a sua abordagem à questão norte-coreana com o inquilino da Casa Branca, explicou. Trump e Abe, que participam sexta-feira e sábado na cimeira do G7 no Canadá, devem promover uma conferência de imprensa conjunta na Casa Branca após as conservações.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Global Shapers

Imigrantes, sejam bem-vindos 

Hugo Menino Aguiar

Olhar apenas para migrações como estratégia para compensar o envelhecimento da população não é razoável mas é uma parte importante da solução e representa oportunidades óbvias que devemos explorar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)