A conferência de imprensa de Jorge Jesus na antecâmara da receção ao P. Ferreira, após todos os acontecimentos que surgiram no seguimento da derrota do Sporting em Madrid na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, mudou de hora ao longo do dia por causa das reuniões que foram sendo feitas envolvendo Bruno de Carvalho, jogadores e equipa técnica. Acabou por realizar-se ao final da tarde. E o treinador verde e branco garantiu aí que poderia contar com todos os jogadores para a partida frente aos pacenses. “Não houve nenhuma nota de suspensão, os jogadores disponíveis estão convocados”, referiu. No entanto, a verdade é que chegou mesmo a haver um processo disciplinar para 21 atletas, todos aqueles que partilharam ou “subscreveram” o comunicado feito entre o plantel em resposta às críticas que tinham sido feitas pelo presidente leonino.

A oficialização da medida chegou nesse mesmo sábado, um dia depois de terem sido levantados processos disciplinares a 21 elementos, como Bruno de Carvalho anunciou num post em reação ao comunicado dos jogadores: Acuña, Bas Dost, Battaglia, Bruno César, Bruno Fernandes, Bryan Ruíz, Coates, Doumbia, Fábio Coentrão, Gelson Martins, Mathieu, Montero, Palhinha, Piccini, Podence, Rafael Leão, Ristovsky, Rúben Ribeiro, Rui Patrício, Wendel e William Carvalho. Quatro dias depois, na véspera da receção ao Atl. Madrid para a segunda mão da Liga Europa, a Sporting SAD decidiu voltar atrás, conforme soube o Observador através de documentos a que teve acesso a esse propósito.

Bruno de Carvalho suspende todos os jogadores contestatários, a quem chama “meninos amuados”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

96 horas depois da abertura do processo disciplinar (que equivalem a cerca de 115 na verdade, vendo a data da publicação do post do presidente leonino no seu Facebook), a sociedade verde e branca arquivou todos os processos menos um, o de Gelson Martins, que apesar de ter visto alguns pontos da sua nota de culpa caírem continuou sob alçada disciplinar dos leões. Em termos públicos, a única matéria que poderia levar a uma avaliação da SAD era a expulsão por acumulação de amarelos no jogo em casa com o Moreirense, por ter tirado a camisola para mostrar uma homenagem a Rúben Semedo, o que fez com que ficasse de fora do crucial encontro do conjunto verde e branco no Dragão para o Campeonato (2-1 para o FC Porto).

“Contigo até ao fim do mundo”: Gelson Martins dedica golo a Rúben Semedo e é expulso

De referir que, depois das rescisões unilaterais de contrato apresentadas por Rui Patrício e Daniel Podence, a 1 de junho, o ala direito formado na Academia foi um dos três jogadores que avançaram com a carta de revogação do respeito vínculo no dia 11 (os outros foram Bruno Fernandes e William Carvalho), altura em que já estava em solo russo a preparar a estreia no Campeonato do Mundo frente à Espanha. Apesar de algumas notícias que chegaram a vir a público sobre uma eventual proposta do Benfica, o Observador sabe que o jogador não tem ligação a nenhum clube e pretende seguir a carreira lá fora. Há também alguns elementos próximos do processo que abrem uma pequena janela em relação a uma permanência em Alvalade, mediante determinadas condições que o internacional português entende serem vitais para esse cenário. Acrescente-se que, após a rescisão, Bruno de Carvalho revelou no seu Facebook algumas mensagens trocadas com Gelson Martins.

Bruno de Carvalho revela mensagens trocadas com Gelson, Bruno Fernandes e agente de Bas Dost

De referir que, na semana passada, o DN avançou que, uma semana antes de ser apresentada a rescisão, o Sporting acionou uma cláusula que colocaria o extremo a receber mais 400 mil euros por temporada, ficando a cláusula de rescisão cifrada nos 100 milhões de euros (mais 40 do que tinha) tal como Bruno Fernandes. A decisão cumpriria também os retroativos até praticamente um ano, em concreto julho de 2017. Por isso, terá causado estranheza junto da SAD leonina ver Gelson Martins revogar o seu vínculo, até porque nessa altura a maior preocupação a esse nível prendia-se com a saída de Bruno Fernandes.