A chanceler alemã, Angela Merkel, disse este domingo, no final da reunião informal europeia, em Bruxelas, que existe “muita boa vontade” para discutir os desacordos sobre as migrações na União Europeia (UE).

O tema das migrações domina a agenda do Conselho Europeu em 28 e 29 deste mês e divide os Estados-membros, nomeadamente no que respeita às regras para acolhimento de refugiados e concessão de asilo.

Merkel e outros 15 líderes europeus encontraram-se em Bruxelas para discutir as políticas de imigração que dividem o bloco comunitário, sobretudo desde a chegada de mais de um milhão de migrantes em 2015.

A chanceler disse que os participantes na reunião concordaram que as fronteiras da Europa devem ser mais bem protegidas para evitar a entrada de pessoas ilegalmente e que “todos os países devem partilhar todos os encargos” relacionados com a imigração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Merkel referiu que os países a que chegam inicialmente a maioria dos migrantes não devem ser deixados sozinhos a lidar com o afluxo, adiantando que não deve caber aos recém-chegados decidir a que país europeu podem pedir asilo.

Durante a reunião, Merkel e o presidente francês, Emmanuel Macron, apelaram a acordos entre vários Estados membros face ao desafio migratório e à ausência de consenso que tem paralisado a UE.

A cimeira a 28, no final de junho, em Bruxelas, “não trará ainda a solução global para o problema das migrações e, é por isso, que são também necessários acordos bilaterais ou trilaterais no interesse mútuo”, segundo a chanceler alemã.