O actor francês Gérard Depardieu foi acusado esta quinta-feira de abuso sexual. De acordo com o jornal Le Parisien, uma jovem bailarina avançou com uma queixa contra o ator por atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto.

O jornal, que cita fontes do Ministério Público francês, diz que uma investigação preliminar foi aberta, por “violação e agressão sexual” contra Gérard Depardieu, que contesta as acusações. As investigação ficará a cargo da Polícia Judiciária de Paris. A bailarina de 22 anos, conta o jornal, terá sido vítima do ator de 69 anos por duas vezes, na mansão que o ator tem na capital francesa.

Através do advogado, Gerard Depardieu disse negar “categoricamente qualquer agressão sexual e violação”, escreve a agência France Presse. “Lamento que este inquérito tenha sido tornado público, porque causa um enorme prejuízo a Gérard Depardieu, pelo que creio que a inocência lhe será reconhecida”, afirmou o advogado Hervé Temime.

Em declarações à rádio Europe 1, o agente do ator, Bertrand de Labbey, desvalorizou o caso, afirmando que a mulher está a tentar aproveitar-se da notoriedade de Depardieu, um dos mais conhecidos rostos do cinema francês e europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Recentemente, outras figuras da cultura francesa foram alvo de investigações, como o ator Philippe Caubère, por suspeita de violação de uma atriz e antiga militante do movimento Femen, ou o realizador Luc Besson, também ele alvo de uma denúncia de violação de uma manequim num hotel em Paris.

Depardieu é uma das maiores estrelas do cinema francês e conta com mais de 180 filmes no seu currículo. Trabalhou com realizadores como François Truffaut e Jean-Luc Godard e imortalizou a personagem Obelix na saga de filmes baseados na banda desenhada Asterix e Obelix.

No ano de 2013, Depardieu recebeu a cidadania russa pelo presidente russo, Vladimir Putin, depois de criticar publicamente a carga fiscal em França.