Atualidade

Quer um Rolls-Royce barato? Compre um russo

A nova berlina presidencial russa estrou-se em Maio, ao serviço de Vladimir Putin, e não é mais do que uma cópia do Rolls-Royce Phantom. Hoje foi apresentada a versão civil, no Salão de Moscovo.

Se os russos não tiveram problemas em copiar o Phantom da Rolls-Royce, não foram ao ponto de falsificar igualmente a marca, pelo que o Rolls russo assume a marca Aurus. Em vez de fabricado por um construtor conhecido, o Aurus é originado pelos técnicos da Central de Investigação Científica Automóvel Russa, em colaboração com o Instituto de Motores Automóvel.

Denominado Senat, o Rolls da Aurus é fornecido em duas versões, no que respeita à distância entre eixos, que pode exibir 3,3 ou 4,3 metros, o que dá origem ao Senat com 5,63 metros de comprimento ou, em alternativa, uns exorbitantes 6,63 metros. Comparado com o Aurus, o Rolls-Royce Phantom tem uma distância entre eixos de 3,55 metros e um comprimento total de 5,76 metros, ou 3,77 m entre eixos e 5,98 m de comprimento total, na versão longa.

Mas num veículo deste tipo, mais do que as dimensões, interessa o luxo que consegue proporcionar aos seus utilizadores, tradicionalmente habituados ao que há de melhor. Assentos reclináveis atrás, mesas escamoteáveis, frigorífico e copos de cristal fazem obviamente parte das opções.

Em matéria de motorizações, o Rolls russo conta com um V8 com 4,4 litros, que é reforçado por uma unidade eléctrica para atingir 598 cv, o que vai permitir ao modelo ultrapassar 100 km/h em cerca de seis segundos. Em alternativa, os clientes podem optar pelo 6.6 V12, com 859 cv, o que sempre é mais do que o Rolls original, com 571 cv. Ou seja, o Rolls russo é maior, mais luxuoso e mais potente, sendo ainda 20% mais barato. Pelo menos, é isso que o ministro russo da Indústria e Comércio, Denis Manturov, promete.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)