“Desafio-te simplesmente para um duelo – num ringue ou num tapete de judo, onde for”. Esta frase poderia ter sido proferida por qualquer desportista que pratique uma modalidade de combate e não seria motivo de análise. No entanto, o caso muda de figura quando quem a diz é um ex-segurança de Vladimir Putin e o destinatário é um conhecido crítico do Kremlin. Isto foi precisamente o que aconteceu na terça-feira.

Alexei Navalny tornou-se popular no Youtube por protagonizar vídeos em que denuncia as ações de Moscovo. De casos menores às mais altas instâncias, este opositor do regime russo já pôs em evidência vários casos de pessoas do inner circle de Putin que abusaram do poder com o único propósito de enriquecer.

As denúncias do crítico não têm sido bem acolhidas por algumas figuras com ligações ao Kremlin. É o caso de Viktor Zolotov, antigo segurança do Chefe de Estado russo, que fez questão de manifestar o seu desagrado publicamente. Usando os mesmos meios que Navalny, o militar recorreu ao Youtube para se dirigir ao opositor e desafiou-o para um combate. “Prometo transformar-te num bom e suculento pedaço de carne em poucos minutos”, garantiu.

Navalny não deve responder tão cedo ao desafio do militar, já que se encontra a cumprir uma pena de trinta dias de prisão por ter participado na organização de um protesto contra o regime de Moscovo.

Viktor Zolotov tem 64 anos e é tido como um dos homens em quem Putin mais confia. Recentemente deixou o corpo de segurança do presidente russo, depois de dez anos de serviço, para assumir o controlo da recém-criada Guarda Nacional da Rússia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR