A Zero é uma das centenas de organizações que participam na Cimeira Global de Ação Climática, que arranca esta quarta-feira na Califórnia, com o objetivo de “divulgar o que está a ser feito” em Portugal.

Segundo o presidente da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, Francisco Ferreira, a organização não-governamental está a participar em eventos paralelos, além da delegação na cimeira, e tem em vista “dar a conhecer aquilo que se está a fazer em Portugal em termos de política climática”, o que inclui as metas de neutralidade de carbono nos próximos trinta anos e o recorde na produção de energias renováveis atingido em março.

A presença da Zero, que faz parte da rede internacional de ação climática CAN -International, está relacionada com “as posições bastante ambiciosas” de Portugal no combate às alterações climáticas, disse Francisco Ferreira, referindo que o país, apesar de pequeno, “está a fazer a transição energética” e a trabalhar ativamente em políticas climáticas que são vistas como “benchmark”.

“A verdade é que Portugal é dos países, à escala mundial, com maior ambição para 2050”, afirmou o presidente da Zero, apesar de ressalvar “algumas fragilidades” na estratégia nacional, como os planos de procurar petróleo e gás natural.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outra questão que estará em foco é o papel de Lisboa como Capital Verde Europeia em 2020, onde interessa “ver até que ponto poderão surgir atividades” que possam ser propostas nesse âmbito. O objetivo é “levar um conjunto de contactos, de parcerias, de exemplos que possam ser multiplicados em Portugal”, explicou. O responsável salienta também a troca de experiências e conhecimento entre autarquias de todo o mundo e as questões relacionadas com “o uso da biomassa, a dimensão dos fogos florestais como consequência do clima e a floresta como retenção de carbono”, referindo que a Califórnia “tem similaridades grandes com Portugal” neste problema.

A cimeira começa na semana em que o governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou legislação para atingir 100% de neutralidade carbónica em 2045.  O evento “também serve para mostrar que as ações de muitos Estados estão a ter o seu impacto”, afirmou Francisco Ferreira, numa altura em que a administração de Donald Trump está a levar o governo federal para a direção oposta e a reverter medidas de proteção do anterior governo. “Há um significado próprio em ela ser feita aqui”, acrescentou o presidente da Zero.

A Cimeira Global de Ação Climática decorre até sexta-feira e tem entre os oradores o ex-vice Presidente dos Estados Unidos Al Gore, a líder Democrata da Casa dos Representantes, Nancy Pelosi, o ator Alec Baldwin, o CEO da Unilever, Paul Polman, o ‘mayor’ de New York, Bill De Blasio, e o ator e vice administrador da Conservation International, Harrison Ford.