Há quatro temporadas consecutivas que o FC Porto não entra na Taça da Liga a ganhar: em 2015/16, estreou-se com uma derrota frente ao Marítimo por 3-1, seguindo-se três empates frente a Belenenses (0-0), em 2016/17, Leixões (0-0), em 2017/18, e, agora, Desp. Chaves (1-1).

Antes do duelo frente aos flavienses, Sérgio Conceição mostrava ter bem fresca a memória do nulo obtido na temporada passada frente ao conjunto de Matosinhos. “Lembro-me de, no ano passado, do início do nosso trajeto na Taça da Liga, em que empatámos com o Leixões em casa. Deram uma excelente resposta, uma grande réplica. Fiz poucas mudanças e não foi por isso que uma equipa da II Liga deixou de fazer uma boa exibição aqui“, referiu na conferência de imprensa de antevisão ao encontro.

Quem também certamente entrou em campo com as recordações do empate a zeros entre FC Porto e Leixões foi Stephen Eustáquio, autor do golo do empate do Desp. Chaves — o luso-canadiano fez parte da equipa de Matosinhos que travou os dragões na temporada passada e, esta época, teve papel preponderante na igualdade registada em nova estreia azarada do conjunto azul e branco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jovem de 21 anos foi titular na formação então comandada por João Henriques e cumpriu os 90 minutos a bom nível, sendo peça importante no meio-campo do Leixões. Um ano mais tarde, o médio subiu a fasquia e inscreveu o seu nome na lista de marcadores do encontro com um tento que vale um histórico ponto para o Chaves, o primeiro conquistado na casa do FC Porto. O autor do golo dos dragões, Hernâni, também foi titular na temporada passada, mas acabou por sair aos 66 minutos, sem grande impacto na partida.

Stephen Eustáquio cumpriu os 90 minutos pelo Leixões no empate da temporada passada, repetindo a proeza este ano, com um golo apontado (Créditos: Global Imagens)

“Fizemos história, mas o mais importante era mudarmos a imagem deixada na primeira jornada, foi um jogo que não correu bem. Vínhamos focados para ter o melhor resultado possível e graças a toda a gente conseguimos pontuar aqui”, afirmou Eustáquio, no final da partida, em declarações à Sport TV.

“É um estádio que eu gosto particularmente, já joguei aqui com duas grandes equipas e o facto de ter pontuado com as duas é um motivo de orgulho. Só tenho a agradecer”, confessou o jovem luso-canadiano, que parece fazer do Estádio do Dragão um talismã para a Taça da Liga.

Com formação dividida entre o Nazarenos, o U. Leiria e o Torreense, foi no clube de Torres Vedras que se estreou no futebol sénior, em 2014/15, ainda com idade de júnior.

Rapidamente deu nas vistas e mudou-se para norte, para Matosinhos, onde passou meia época na II Liga, antes de viajar até Chaves para jogar na Liga NOS. No conjunto flaviense, somou 13 encontros na última metade da temporada passada, levando já seis partidas na presente época.

No Chaves, o médio luso-canadiano somou 13 encontros na temporada passada e já leva seis na presente, com dois golos apontados no total (Créditos: Global Imagens)

Com 21 anos, vai-se afirmando como peça fulcral no meio-campo do Desp. Chaves e já encontrou o seu lugar no principal campeonato português, tendo agora tempo para começar a pensar em novos voos para uma carreira que só tem conhecido o sentido ascendente.