790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A pimenta do VAR num jogo que não teve sal (a crónica do V. Setúbal-FC Porto)

Este artigo tem mais de 5 anos

O FC Porto queria vencer e conseguiu. Sérgio Conceição queria convencer e falhou. Hildeberto é um caso sério e a ambiguidade do VAR é um sério caso para análise. A crónica do V. Setúbal-FC Porto.

Aboubakar desbloqueou um jogo que estava complicado para o FC Porto
i

Aboubakar desbloqueou um jogo que estava complicado para o FC Porto

LUSA

Aboubakar desbloqueou um jogo que estava complicado para o FC Porto

LUSA

Sérgio Conceição está pouco habituado a não ganhar. Pelo menos desde que assumiu a cadeira de sonho no banco técnico do F. C. Porto. Nos 51 jogos oficiais da temporada passada, os azuis brancos venceram 37, empataram oito e perderam apenas seis. O que faz com que o momento que o FC Porto vivia à entrada para o jogo deste sábado no Bonfim fosse algo atípico: o campeão nacional empatou as duas últimas partidas (Schalke 04 para a Liga dos Campeões e Desp. Chaves para a Taça da Liga) e, antes de vencer o Moreirense em casa, tinha perdido no Dragão com o V. Guimarães.

Era necessário, portanto, regressar às vitórias. E o V. Setúbal parecia o alvo perfeito, já que a última vez que os sadinos venceram o FC Porto no Bonfim já foi em 1983. O onze, esse, era exatamente o mesmo que empatou com o Schalke 04 a meio da semana: Danilo de volta ao meio-campo e Éder Militão a fazer dupla com Felipe no eixo da defesa; lá à frente, Marega e Aboubakar apoiados de perto por Brahimi e Otávio. Lito Vidigal respondia com a estreia de Valdu Tê com a camisola principal do V. Setúbal – o avançado de 21 anos leva quatro golos em quatro jogos na Liga Revelação.

Os primeiros instantes da partida pouco trouxeram. Sérgio Conceição não se chegou a sentar e percebeu que era preciso assentar o jogo e estabelecer os pressupostos táticos desenhados para o jogo; do outro lado, Vidigal parecia satisfeito com um jogo algo partido que podia trazer aberturas inesperadas para o V. Setúbal. E a verdade é que – para lá de um lançamento longo de Otávio que morreu numa terrível receção de Marega – os sadinos foram mesmo os primeiros a criar algo parecido com perigo. No seguimento de um pontapé de canto, Mano aproveitou uma bola perdida à entrada da área de Casillas para puxar o pé direito atrás e fazer o primeiro remate do jogo. A bola, contudo, passou longe do alvo.

Mostrar Esconder

Ficha de jogo
V. Setúbal-FC Porto, 0-2

5.ª jornada da Primeira Liga
Estádio do Bonfim, em Setúbal

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto)
V. Setúbal: Joel Pereira; Mano, Dankler, Vasco Fernandes e André Sousa (Alex, 65’); Artur Jorge (Zequinha, 80’), José Semedo, Éber Bessa, Berto, Mendy e Valdo (Cádiz, 65’)
Suplentes não utilizados: Cristiano, Nuno Valente, Costinha, Rúben Micael
Treinador: Lito Vidigal
FC Porto: Casillas; Maxi, Felipe, Militão e Alex Telles; Otávio (Sérgio Oliveira, 59’), Danilo, Herrera e Brahimi (Jesus Corona, 79’); Marega e Aboubakar
Suplentes não utilizados: Vaná, Chidozie, Óliver, Hernâni e André Pereira
Treinador: Sérgio Conceição
Golos: Aboubakar (17’) e Sérgio Oliveira (78’)
Ação disciplinar: Cartão amarelo a Hildeberto (23’) e Alex Telles (63’)

A tentativa de Mano pareceu acordar os azuis e brancos que responderam por Brahimi logo na jogada seguinte; Joel Pereira encaixou um remate forte do argelino com tranquilidade. O golo apareceu pouco depois, numa jogada que em pouco reflete as habituais movimentações do FC Porto: Maxi Pereira recupera uma bola ainda no meio-campo defensivo portista e solta para Marega, que estava mais encostado à linha. É o maliano quem estica o jogo até à linha final e leva o lateral consigo, cruzando depois rasteiro e atrasado para dentro da área sadina, onde quem surge é precisamente Maxi Pereira. O lateral uruguaio roda sobre si mesmo, mas é desarmado por Dankler. A bola sobra para Aboubakar, que remata enrolado e com pouca força, mas colocado o suficiente para bater Joel Pereira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, o momento que vai dar que falar durante a semana aconteceu só ao minuto 21 e do outro lado do campo. Marega tentou uma jogada individual e perdeu a bola já dentro da área do V. Setúbal, que se lançou rapidamente para o contra-ataque através de Hildeberto. O avançado sadino seguia isolado para a baliza de Casillas quando caiu, aparentemente tocado por trás por Felipe. Pediu-se falta e cartão vermelho para o central brasileiro; Manuel Oliveira mandou seguir, não consultou o VAR e mostrou o cartão amarelo a Hildeberto por protestos. Cerca de 20 minutos depois, um lance quase igual voltou a fazer levantar os adeptos do V. Setúbal. Hildeberto caiu novamente à entrada da área portista mas, desta vez, a falta seria de Éder Militão. O árbitro voltou a mandar seguir e assinalou fora de jogo ao avançado.

A segunda parte trouxe um V. Setúbal com vontade de lutar pelo resultado e um FC Porto macio capaz de levar Sérgio Conceição ao limite. Danilo Pereira e Héctor Herrera continuavam a jogar muito isolados e eram os únicos pilares que tentavam fazer ligações defesa-ataque. Lá à frente, Marega falhou muitos passes e Brahimi raramente conseguiu implementar a magia que já tantas vezes vimos a desbloquear situações. Tudo se complicou ainda mais quando, logo aos 48 minutos, Valdu Tê respondeu a um lançamento de linha lateral de Hildeberto – o principal impulsionador e o melhor elemento dos sadinos no jogo deste sábado – e rematou sem hipótese para Casillas, fazendo o empate e relançando um jogo em que o FC Porto não tinha mão. Sérgio Conceição já olhava para o banco à procura de soluções quando Manuel Oliveira correu em direção às câmaras do VAR e anulou o golo por mão na bola de Valdu.

O V. Setúbal, sempre empurrado pela exibição de gala de Hildeberto, foi melhor equipa e melhor conjunto na segunda parte, mas não chegou. Faltou aos rapazes de Lito Vidigal a eficácia que o recém-entrado Sérgio Oliveira mostrou ao fazer o segundo para o FC Porto. Joel Pereira não ficou bem na fotografia e Sérgio Conceição via os azuis e brancos respirar de alívio sem terem feito muito por isso.

O FC Porto venceu, assumiu a liderança provisória do campeonato e regressou às vitórias depois de dois empates que fizeram mossa na equipa. Sérgio Conceição terá de arranjar soluções para a falta de ideias que parece proliferar nos campeões nacionais: prova disso é que aos 59 minutos, a ganhar, o FC Porto não rematava desde o minuto 20. Danilo voltou, mas não é o Danilo que conhecemos. Brahimi está apagado, Otávio é o motor, mas não encontra respostas adequadas em Aboubakar e Marega. Nem tudo brilha no Dragão.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora