Asia Argento quebrou o silêncio e, numa entrevista emotiva à DailyMailTV, falou pela primeira vez sobre Anthony Bourdain, que, sem nada que o fizesse prever, tirou a própria vida no passado mês de junho. “As pessoas dizem que matei Anthony Bourdain.” Na mesma entrevista, a atriz e realizadora italiana, de 43 anos, confessa ter traído o então namorado. “Ele também me traiu. Isto não era um problema para nós.”

Ele era um homem que viajava 265 dias por ano. Quando nos víamos divertíamo-nos muito na companhia um do outro. Mas não éramos crianças. Éramos adultos. (…) Tivemos vidas, esposas e maridos, tivemos crianças. Não consigo imaginar o Anthony como alguém que fizesse um gesto extremo por algo como isto”, afirma.

A entrevista inédita foi dada ao site DailyMailTV.

Três dias após a morte de Bourdain, que teve eco mundial, surgiram fotografias de Asia Argento na companhia do jornalista Hugo Clement — as imagens divulgadas mostravam alguma cumplicidade entre ambos. Não demorou muito tempo até que “trolls” da internet juntassem as alegadas peças do puzzle e acusassem Argento de ter “atirado” Bourdain para o fim da linha. “Compreendo que o mundo precise de encontrar uma razão. Eu também gostaria de encontrar. Mas não a tenho”, diz Asia Argento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os filmes e as polémicas: quem é Asia Argento?

Argento, que também é uma ativista do movimento #MeToo — foi uma das primeiras mulheres a acusar Harvey Weinstein de abuso sexual –, recusa as acusações de que terá, de alguma forma, influenciado a decisão final de Bourdain e admite ter ficado zangada por o namorado de dois anos a ter “abandonado”, bem como aos dois filhos, de 17 e nove anos. A artista confessa ainda em entrevista que se sente culpada por não ter percebido a “imensa dor” que Bourdain sentia e que nunca partilhou em vida.

Não me apercebi [da dor]. E por isso vou sentir-me culpada para o resto da minha vida.

A atriz e realizadora foi ainda criticada por não “parecer uma mulher em luto”, apesar da emotiva reação que se seguiu à morte do namorado, pessoa que considerou ser o seu “amor”, “porto de abrigo” e “protetor”. O facto de Asia ter regressado rapidamente ao trabalho — foi jurada na edição italiana do programa X-Factor — motivou muitas dessas críticas. Agora, defende-se, ao garantir que tinha uma escolha: “Voltar ao trabalho ou nunca mais sair da cama”. Asia diz que o trabalho salvou “literalmente” a sua vida.

https://twitter.com/AsiaArgento/status/1005116310366269440?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1005116310366269440&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2018%2F06%2F08%2Fele-era-o-meu-amor-o-meu-porto-de-abrigo-o-meu-protetor-escreveu-asia-argento-as-reacoes-a-morte-de-anthony-bourdain%2F

Na entrevista emotiva, onde Asia Argento faz um esforço visível para falar sobre alguns tópicos mais sensíveis, assegura que o namorado a defendia “de tudo e de todos” e que nunca imaginou que ele a deixasse, de repente, sozinha.

De referir que Asia Argento está no centro de uma polémica, depois de ter sido divulgada uma fotografia íntima em que surge lado a lado com o ator Jimmy Bennett, quando este teria 17 anos e a atriz 37.  O ator, agora com 22 anos, acusou Argento em tribunal de ter abusado sexualmente dele num quarto de hotel na Califórnia e de ter pago 380 mil dólares pelo seu silêncio, de acordo com o The New York Times. Asia Argento negou as acusações feitas por Bennett.