A criação da Elite Cup e a colocação da Taça Continental em setembro criou um novo espaço para jogos grandes ainda antes da Supertaça, primeiro troféu oficial do calendário português de hóquei em patins. E eles lá apareceram, como a derrota dos dragões frente ao Barcelona nas grandes penalidades ou o triunfo dos leões a poucos segundos do fim diante da Oliveirense. No entanto, há qualquer coisa de especial nestes encontros que cruzam vencedores de Campeonato Nacional e Taça de Portugal no arranque da temporada e este, que o FC Porto venceu por 4-1 com o Sporting mesmo com alguns períodos de menor inspiração à mistura, não foi exceção, fazendo jus à imagem que se encontra no símbolo da prova: António Livramento.

Aquele que é considerado de forma unânime o melhor jogador de sempre teve uma longa história ligada ao Sporting, onde ganhou todas as provas nacionais e internacionais como jogador e treinador, mas, além dos vários títulos conseguidos pelo Benfica, passou também pelo FC Porto com o toque de Midas a que habituou os amantes da modalidade dentro e fora dos rinques, nas décadas de 70, 80 e 90: em 1998/99, depois de ter orientado os leões, os italianos do Bassano e a Seleção Nacional, aceitou o convite dos dragões e conseguiu a dobradinha, falhando a Taça dos Campeões Europeus nas grandes penalidades frente ao Igualada. Pouco depois dessa época de ouro, e quando passava férias no Algarve em junho, acabou por falecer com apenas 55 anos, num dia em que Portugal, de Norte a Sul, chorou o desaparecimento de um dos grandes ídolos desportivos da altura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Levantar o troféu com a imagem do Mago da modalidade gravada era assim outro aliciante no encontro disputado esta tarde na Mealhada entre dois conjuntos que se equivaleram na última época, com triunfos repartidos para o Campeonato (2-1 para os azuis e brancos no Dragão, 4-3 para os verde e brancos em Alvalade) e mais duas vitórias para o FC Porto na Taça de Portugal, como visitante, nas grandes penalidades e depois de um dos melhores encontros do ano que chegou ao final do prolongamento com 5-5, e na meia-final da Liga Europeia, no Dragão (embora aqui como terreno neutro), por 5-2. Todavia, se aqui se registava algum equilíbrio, a história na Supertaça é diametralmente oposta: os portistas eram os grandes dominadores com 21 troféus em 26 finais, ao passo que o Sporting ganhara apenas duas vezes em seis participações. Contas feitas, os azuis e brancos passam agora a ter mais oito conquistas do que Benfica, Óquei de Barcelos, Sporting e Valongo juntos (22-14).

FC Porto afasta Sporting da Taça nos penáltis no melhor jogo da época de hóquei em patins

Sem reforços no cinco inicial (Poka e os jovens Cocco e Hugo Santos começaram no banco), os comandados de Guillem Cabestany não demoraram a passar para cima do jogo e logo no primeiro minuto Reinaldo Garcia, aproveitando uma bola perdida após longa distância de Hélder Nunes, acertou na trave. Pouco depois, após uma perda de bola de Ferrant Font, Rafa teve uma outra oportunidade flagrante, desta feita bem travada por Ângelo Girão (4′). À terceira o golo apareceu mesmo: nova perda em zona proibida de Caio, recuperação de Garcia e desvio de Rafa para o 1-0 à passagem dos oito minutos. Os leões, que mantiveram os mesmos dez jogadores do ano passado e acrescentaram Raul Marín e Gonzalo Romero (lesionado, tal como Pedro Gil), tiveram dois remates perigosos até ao intervalo, mas foi o FC Porto a chegar na frente no final dos primeiros 25 minutos.

A toada morna que marcou a primeira parte acabou por mudar em apenas dois minutos no reatamento: Ferrant Font, em mais um exímio trabalho individual no seguimento de um livre direto após a décima falta dos dragões, fez o empate a um; poucos segundos depois, Hélder Nunes teve uma soberana oportunidade para voltar a colocar o FC Porto na frente mas Girão conseguiu travar o livre direto também após a décima falta do Sporting. No entanto, seria uma questão de poucos minutos até o capitão azul e branco fazer o 2-1, mais uma vez aproveitando uma desatenção da defesa leonina perto da área (32′).

O critério apertado usado pela dupla Rui Torres e Miguel Guilherme acabou por levar a um número superior ao normal de bolas paradas mas Girão foi conseguindo adiar o terceiro golo dos dragões, primeiro num livre direto de Cocco após a 15.ª falta verde e branca e depois numa outra bola parada de Gonçalo Alves, pelo cartão azul a Henrique Magalhães num lance que deixou Hélder Nunes lesionado numa das mãos. Em under play, Ferrant Font cometeu uma grande penalidade precipitada e Gonçalo Alves, à terceira tentativa, conseguiu mesmo aumentar para 3-1 quando faltavam 15 minutos para jogar.

O Sporting tinha então de arriscar mais, ao passo que o FC Porto chegava a uma zona de conforto onde podia jogar em transições beneficiando do maior balanceamento que o adversário iria assumir. A dez minutos do final, o protagonismo pertenceu a Nelson Filipe, que travou mais um livre direto de Ferrant Font depois da 15.ª falta portista. Os leões tiveram ainda uma situação de power play por cartão azul a Hélder Nunes, Marín acertou no poste (duas vezes), mas a vantagem numérica não foi aproveitada e seria mesmo a formação portista a chegar ao 4-1 por Hélder Nunes – o tal jogador que chegou a colocar em causa as relações “salutares” entre rivais durante o Verão – quando Marín tinha visto também azul. Toni Pérez (penálti), Gonçalo Alves e Poka (livres diretos) ainda tiveram oportunidade de mexer no marcador de uma partida que acabou com cerca de 40 faltas, dez bolas paradas (só duas convertidas) e quatro cartões azuis.

Sporting queria investir no hóquei, FC Porto soube e a retaliação pode vir do futebol: o “caso” Hélder Nunes

Desta forma, o FC Porto, que venceu a terceira Supertaça consecutiva após finais com Benfica (13-7 em 2016) e Sp. Tomar (7-3 em 2017), conseguiu somar a quarta vitória noutras finais de Supertaça frente ao Sporting: depois da desistência dos leões em 1985 (por causa de uma guerra entre vários clubes de Lisboa e a Federação Portuguesa de Patinagem), os azuis e brancos já tinham ganho em 1989 (triunfos por 5-2 em casa e 10-7 fora) e em 1991 (8-3 em casa, 4-6 fora). No próximo fim de semana terá início o Campeonato e logo com dérbi em Alvalade entre Sporting e Benfica, enquanto o FC Porto recebe o Oeiras.