Política

“Tem o dom da ubiquidade, por isso não é um deputado qualquer”. Caso das presenças de José Silvano chega à imprensa internacional

272

Caso das presenças de José Silvano no Parlamento chegou, esta quinta-feira, ao jornal espanhol El País. Diário referiu-se ao "dom da ubiquidade" do secretário geral do PSD e até citou Fernando Pessoa.

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

O caso das presenças (ou das ausências) de José Silvano na Assembleia da República tem feito correr muita tinta por cá. A novidade é que agora também o faz fora das fronteiras nacionais. O episódio chegou esta quinta-feira ao jornal espanhol El País, que dedicou um extenso artigo a explicar as “habilidades de Silvano”.

No artigo, intitulado “Silvano, o deputado português que está em dois lugares ao mesmo tempo”, o secretário geral do PSD é apresentado como tendo “o dom da ubiquidade”. “Talvez por isso não é um deputado qualquer”, escreve o diário espanhol. “Silvano está no Parlamento de Lisboa e ao mesmo tempo em Vila Real, a 400 quilómetros. Como a sua milagrosa atividade é difícil de acreditar, o presidente da Assembleia da República e o Ministério Público investigam as habilidades de Silvano”, pode ainda ler-se.

O El País chega mesmo a citar Fernando Pessoa para se referir ao caso. O jornal explica que cada deputado tem de introduzir a sua password no sistema da Assembleia para registar a sua presença, sendo ressarcido em 69 euros para ajudas de custo. “Silvano foi apanhado em ‘flagrante de litro’, como diria Pessoa, em, pelo menos, duas ocasiões”.

O jornal assinala ainda a “mudança de estratégia” do secretário geral do PSD “da ubiquidade para o desaparecimento”. “Esta mesma semana assinou a ata de entrada na Comissão da Transparência — não é brincadeira — e desapareceu”, pode ler-se. Em seguida dá conta do reaparecimento do deputado na Assembleia da República, esta quinta-feira. “Silvano deu a cara no Parlamento, ainda que sem direito a perguntas. Leu um comunicado perante os jornalistas em que dizia ser ‘um homem honrado'”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mbeu@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)