O incêndio na Califórnia está a consumir quase 324 mil metros quadrados de área florestal por minuto, indica o último relatório do Departamento de Florestação e Proteção Contra Incêndios da Califórnia. As autoridades estimam que 6.700 casas já tenham sido destruídas pelo fogo em dois dias e que 15 mil estejam ameaçadas. Duas cidades, Paradise e Concow, foram completamente consumidas pelo incêndio.

Este já é considerado um dos três maiores incêndios a atingir este estado norte-americano e o mais destrutivo de que há registo na Califórnia. Nove pessoas morreram por causa do fogo: quatro foram encontradas dentro de automóveis apanhado pelas chamas numa estrada e uma estava já no exterior do carro. Há 35 pessoas desaparecidas. Em Paradise, nove em cada dez casas foram engolidas pelo fogo. Jody Jones, o mayor da cidade, diz que “não sobrou nada”.

O incêndio está a avançar cada vez mais rápido por causa do vento, que tem sido veloz, da baixa humidade no ar e da vegetação seca. A situação mais crítica ocorreu entre a tarde de quinta-feira e ao longo da noite de sexta-feira. Desde esse dia que várias cidade no estado da Califórnia estão sob aviso vermelho por causa do tempo seco, que pode criar ainda mais incêndios. Neste momento há três frentes ativas: Camp Fire (perto da Floresta Nacional de Plumas), Hill Fire (junto a Camarillo) e Woolsey Fire (junto do Parque do Rancho de Sage).

Veja as imagens.

[em atualização]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR