Rui Rio encontrou-se esta noite no Porto com Marcelo Rebelo de Sousa, avançou a TSF e confirmou o Observador esta sexta-feira. O encontro foi solicitado pelo Presidente da República, depois de o líder do PSD ter sido desafiado por Luís Montenegro para a marcação de eleições diretas no partido. Ao repto de Montenegro, contudo, Rio ainda não diz nada: “Vou responder naturalmente, não vou fazer de conta que nada está a acontecer, isso era hipocrisia”. Mas Rio, que foi um corredor de atletismo na categoria dos 100 metros quando era mais novo, agora já prefere corridas de fundo e meio fundo.

Entretanto, o Observador confirmou junto da Presidência que, a pedido de Luís Montenegro, Marcelo Rebelo de Sousa vai também receber o candidato desafiador na segunda-feira, em Belém.

A reunião com Rio, que aconteceu no hotel Sheraton, no Porto, por volta das 19h30, durou pouco mais de meia hora. No final, aos jornalistas, Rui Rio começou por limitar-se apenas a confirmar que a reunião tinha sido pedida pelo Presidente e a dizer que falaram “sobre assuntos de política interna e externa” porque já não falavam pessoalmente “há algum tempo”.

Mas questionado sobre se iria convocar eleições diretas, como Montenegro pediu, Rio pediu paciência. “Vou responder naturalmente, não vou fazer de conta que nada está a acontecer, isso era hipocrisia. Mas fui corredor de 100 metros quando tinha 22 anos, agora é meio fundo e fundo, com calma”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Luís Montenegro anunciou esta sexta-feira que está disponível para ser “de imediato” candidato à liderança do partido, desafiando Rui Rio a marcar eleições diretas já e a apresentar a sua própria candidatura. “Estou disponível para me candidatar de imediato à liderança do PSD convidando o dr. Rui Rio a marcar já diretas e a apresentar a sua própria candidatura”, acrescentou Montenegro, pedindo “coragem” e que Rio não se “refugiasse atrás de questões formais”, jurídicas e administrativas.

O encontro com Rui Rio surge também depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter recusado comentar, esta quinta-feira, a situação interna do PSD, por não querer intrometer-se nas crises e na vida dos partidos. De acordo com a SIC Notícias, Rui Rio já chegou ao hotel do Porto, por volta das 19h10, não respondendo a qualquer questão colocada pelos jornalistas.

Luís Montenegro desafia Rio a convocar diretas “já”. “Não tenha medo do confronto”

Também o primeiro-ministro, António Costa, escusou-se a comentar a candidatura de Luís Montenegro à liderança do PSD, por não pretender “tratar da vida interna dos outros partidos” e querer concentrar-se na “resolução dos problemas dos portugueses”. “Não vou tratar da vida interna dos outros partidos. Aquilo que me incumbe é concentrar-me na resolução dos problemas dos portugueses”, afirmou o chefe do Governo, em declarações aos jornalistas, no final da apresentação do projeto de financiamento do novo Hospital Central do Alentejo, em Évora.