Agora com sinal reforçado em Lisboa 98.7 FM No Porto 98.4 FM Educação / Manuais Escolares Seguir Manual escolar do 12.º ano censura versos em poema de Fernando Pessoa Três versos do poema "Ode Triunfal", de Álvaro de Campos, foram retirados de um manual escolar de língua portuguesa do 12.º ano, da Porto Editora, usado em dezenas de escolas portugueses. João Francisco Gomes Texto 13 Jan 2019, 19:12 5632 i ▲A icónica estátua de Fernando Pessoa no Chiado, em Lisboa JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR ▲A icónica estátua de Fernando Pessoa no Chiado, em Lisboa JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR Um manual escolar de língua portuguesa do 12.º ano publicado pela Porto Editora e aprovado pelo Ministério da Educação inclui uma versão censurada do poema “Ode Triunfal”, de Álvaro de Campos, noticia este domingo o jornal Expresso.De acordo com o semanário, que mostra duas páginas do manual — intitulado “Encontros” e feito por Noémia Jorge, Cecília Aguiar e Miguel Magalhães, com revisão científica de Maria Antónia Coutinho —, o poema do heterónimo de Fernando Pessoa aparece com três versos cortados, substituídos por reticências. Os versos em causa são: “Ó automóveis apinhados de pândegos e de putas” e “E cujas filhas aos oito anos — e eu acho isto belo e amo-o! — / Masturbam homens de aspecto decente nos vãos de escada”. O poema na íntegra pode ser lido aqui, no arquivo da obra de Fernando Pessoa.Segundo o Expresso, este é um livro utilizado em várias dezenas de escolas por todo o país. A informação chegou precisamente de uma dessas escolas, onde os alunos escutaram uma gravação do poema na íntegra enquanto acompanhavam a leitura no manual e notaram os versos omissos no livro.Contactados pelo Expresso, nem a Porto Editora nem o Ministério da Educação deram para já esclarecimentos. A editora disse àquele jornal que terá de confirmar a situação e contactar os autores, remetendo explicações para a próxima semana.A poesia de Fernando Pessoa, incluindo os heterónimos, faz parte do programa de língua portuguesa do ensino secundário, cabendo ao professor a escolha dos poemas a estudar.