A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) acusou esta terça-feira os CTT de divulgarem “informação enganosa” quanto à evolução do número de reclamações apresentadas pelos consumidores em 2018. O regulador garantiu, numa nota enviada às redações, que “solicitou esclarecimentos aos CTT sobre a informação que suportou o seu comunicado, tendo os elementos recebidos no dia 18 de fevereiro permitido confirmar que os CTT divulgaram informação enganosa”.

Os CTT já responderam às acusações da ANACOM, rejeitando as acusações do regulador e reiterando os números que apresentaram a 13 de fevereiro.

Na origem da troca de acusações está uma nota de imprensa dos CTT, divulgada pela empresa no dia 13 de fevereiro, que dava conta de que “as reclamações totais de serviços postais recebidas pelos CTT caíram 7% em 2018 face a 2017”. A ANACOM tinha divulgado, no mesmo dia, uma nota a dizer que “as reclamações sobre o setor postal aumentaram 43,3% em 2018, passando de 16 mil em 2017 para 22,9 mil em 2018”.

Especificamente sobre os CTT, o número de reclamações “aumentou 35,8% face a 2017 (passando de 14,6 mil reclamações para 19,9 mil reclamações)”, garantiu a ANACOM. Estes dados, salientava o regulador, “não incluem os pedidos de informação classificados como tal pelos utilizadores no livro de reclamações eletrónico” e são baseados não só nas reclamações apresentadas através deste instrumento, mas também nas que foram enviadas diretamente à ANACOM.

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O organismo adianta que, na nota dos CTT “induzia-se a conclusão de que tal redução respeitaria apenas a reclamações, quando, na verdade, correspondia à soma das reclamações e dos pedidos de informação relativos a serviços postais recebidos pelo Grupo CTT”.

“Estas duas categorias, que no seu conjunto terão tido uma redução de 7% em 2018 face a 2017, não podem nem devem ser confundidas, já que têm uma natureza clara e completamente distinta entre si. Consideradas separadamente, como não pode deixar de ser, observa-se que o grupo CTT registou no seu sistema interno um aumento de 9% das reclamações recebidas (e uma redução de 40% dos pedidos de informação recebidos)”, garante a ANACOM.

O regulador recordou ainda “quanto à informação que os CTT referiram no seu comunicado de 13 de fevereiro que iriam enviar à ANACOM sobre as reclamações e pedidos de informação recebidas no ano 2018 relativas ao serviço postal universal, rececionada nesta Autoridade no próprio dia 13 de fevereiro, constata-se que o número de reclamações recebidas, quer no livro de reclamações quer por outros canais, e já classificadas pelos CTT como reclamações, aumentou 2,4% em 2018 face a 2017”, garantiu a entidade.

Já depois da nota da ANACOM, os CTT rejeitaram em comunicado terem divulgado “informação enganosa”, reiterando os dados divulgados no passado dia 13 e complementados esta terça-feira. E dizem que a informação da ANACOM “não permite ter uma visão global”, não levando em consideração o total das solicitações.

“A informação divulgada pela ANACOM, ao isolar reclamações e considerar apenas as recebidas por alguns canais, dos quais um implementado em meados de 2017, não permite ter uma visão global. Além disso, a ANACOM desconsidera o total das solicitações”, salientam os CTT.

Assim, os CTT dizem ter divulgado “a variação do total de reclamações e pedidos de informação, tal como referido no comunicado do passado dia 13”. Esta terça-feira os CTT “detalharam essa informação, confirmando que o total de pedidos de reclamações e de pedidos de informação caíram 7%, correspondendo a um aumento de 9% das reclamações em sentido estrito”.