Liberdade de Imprensa

Centenas de jornalistas croatas em manifestação contra a censura na Croácia

Repórteres falam em censura e denunciam as mais de mil ações judiciais de que são alvo, bem como as ameaças e pressões políticas.

Centenas de jornalistas manifestaram-se em Zagreb no sábado

ANTONIO BAT/EPA

Centenas de jornalistas croatas manifestaram-se este sábado em Zagreb contra a proliferação de ações judiciais contra eles, o que consideram equivalente a censura, noticia a AFP.

A manifestação, convocada pela associação de jornalistas croatas HND, teve o objetivo de denunciar as numerosas ações judiciais dirigidas aos media, mas também as pressões políticas, as ameaças contra os repórteres e o desrespeito pelas leis da imprensa.

“Chega de perseguição”, pediu o presidente da associação, Hrvoje Zovko, acusando o governo conservador de “destruir o jornalismo”. “Vivemos num país onde podemos ser condenados por publicar uma informação verdadeira”, acrescentou, citado pela AFP.

No cerne do protesto estão as queixas apresentadas pela direção da radiotelevisão pública HRT — mais de trinta, de acordo com a HND — contra a associação dos jornalistas croatas, os media concorrentes e os jornalistas. A HRT reivindica também à associação de jornalistas o pagamento de uma compensação financeira por “prejudicar a sua reputação” ou pela “violação do direito ao respeito pela vida privada”.

De acordo com a HND, estão em curso mais de 1100 processos judiciais contra jornalistas ou órgãos de informação.

Numa nota datada de sexta-feira, a European Broadcasting Union (EBU), que se apresenta como a principal aliança mundial de media que prestam serviço público, afirma esperar uma rápida resolução do diferendo entre a HRT e a HND.

“A EBU espera uma rápida resolução da disputa entre o seu membro croata HRT e a associação de jornalistas croatas HND. “Um serviço público mediático forte é essencial para democracias saudáveis e qualquer coisa que prive o acesso do público a isso está a prejudicar toda a sociedade”, indica a nota publicada no ‘site’ da entidade.

A EBU conta com 117 membros, provenientes de 56 países, e tem mais 34 organizações associadas.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)