Abriu o Instagram, viu várias fotografias partilhadas pela pessoas e marcas que segue e apareceu uma camisola ou um par ténis que quer comprar. De forma a aumentar a rentabilidade para o Facebook, que detém a empresa, desta rede social, vai passar a ser possível fazer a compra diretamente na app.

[Veja como vão funcionar as compras diretas no Instagram]

Para já, a opção vai estar disponível apenas para os utilizadores nos Estados Unidos da América e conta já com parcerias com marcas como a Adidas, a H&M, a Prada ou a Zara. Em comunicado, a empresa diz que “nas próximas semanas” mais páginas de marcas vão aderir a esta nova funcionalidade de compras.

Atualmente, já é possível utilizar alguns serviços para compras na app, mas é a primeira vez que o Instagram está fazê-lo de uma forma tão direta e em parcerias com inúmeras empresas. Esta ferramenta vai funcionar de forma semelhante a outras compras online, com possibilidade de seguir a encomenda, tudo dentro da app.

Sobre o lançamento desta nova funcionalidade noutros países, como Portugal, o Instagram não avançou mais informações. Para já, esta funcionalidade ainda está em versão de teste e está em operação “apenas para páginas de negócios”.